Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Economizar água: dicas e equipamentos para o uso racional da água
Veja como você pode economizar água nas atividades diárias e ajudar na preservação do meio ambiente

Cada vez mais as pessoas estão conscientes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e de agirem de forma sustentável. O uso racional da água é constantemente citado em conferências e grandes tratados ambientais. Essencial para a sobrevivência humana, a água doce se tornará cada vez mais escassa se não a utilizarmos conscientemente. Em muitos países isto já é uma realidade.

Veja abaixo dicas para economizar água:

Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

Concerte vazamentos de água. Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros de água por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

● Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar 4 litros de água a cada vez que fizer isso.

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros de água por minuto.

● Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você poderá economizar 8 litros de água por descarga.

Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.

Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros de água.

● Ao lavar a louça manualmente, enxágüe os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros de água por minuto.

Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros de água a cada vez.

● Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se usar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros de água por lavagem.

● Para limpar entradas, caminhos e calçadas, use a vassoura em vez da mangueira com água corrente.

Reduza gradualmente a freqüência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas.

● Não regue o jardim nos períodos mais quentes do dia; faça-o de manhã cedo ou à noite.

● Mesmo que não haja racionamento, gaste o mínimo possível de água molhando áreas gramadas. Aumente a resistência da grama evitando deixá-la muito curta (o tamanho ideal é de 3 cm), arejando-a ocasionalmente com um ancinho para melhorar a penetração da água e evitando excessos no uso de fertilizantes, pois, quanto mais fertilizante, mais água é necessária para manter a grama viçosa.

Um comentário:

Tatiana Marigo disse...

Oi Clara! Muito legal seu blog, parabéns! Também sou super preocupada com a natureza e acho que temos que alertar as pessoas mesmo! Parabéns! Beijão. Tatê