Hoje é o Dia da Terra

12:18

O Dia da Terra foi criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson - ativista ambiental que faleceu em 2005 - e tem por finalidade criar uma consciência sobre os problemas ecológicos hoje enfrentados e atentar para a preocupação com a biodiversidade e como podemos, mesmo com qualquer pequena ação, ajudar na conservação do planeta.
Gaylord Nelson iniciou uma manifestação no dia 22 de abril de 1970 pedindo pela criação de uma agenda ambiental, contou com a participação de escolas, universidades e centenas de pessoas da comunidade. Sua pressão gerou resultados e o governo dos Estados Unidos criou a Agência de Proteção Ambiental juntamente com uma série de leis e desde então, a partir de um movimento universitário, o Dia da Terra se tornou tradição e todos os anos lutamos para que ele seja relembrado.
Esse ano o Google em seu Doodle chamou a atenção para o Dia da Terra com Jane Goodall, hoje mensageira da paz pelas nações unidas com 84 anos reconhecida por seu trabalho com os chimpanzés. Jane estudou a vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe na Tanzânia por 40 anos e os estudos de uma jovem, sem formação de pesquisadora, contribuíram para o avanço da primatologia.
Hoje com 84 anos, após tantos prêmios - Prêmio Kyoto 1990, Medalha Benjamin Franklin 2003, Prêmio Internacional Catalunha 2015 - e tantos filmes contando sua trajetória, Jane nos traz um vídeo em que reforça a importância de cada ser vivente na Terra e defende que nenhuma vida é melhor que a outra e todas têm a sua função sobre o meio ambiente e você pode escolher qual será a sua.


You Might Also Like

0 comentários