Dicas para salvar o planeta em 2019: Reduzir o consumo de carne + utilizar mais o transporte coletivo

14:00

Como havia prometido, falarei sobre duas das dicas para salvar o planeta diretamente sua casa em 2019, sem fazer muito esforço. Sem precisar se alistar para o greenpeace ou as forças armadas, simplesmente agir com consciência e empatia por todo o ambiente.

1- Reduzir o consumo de carne
A ONG World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais) desenvolveu uma séries de orientações para que seja possível uma produção alimentícia futura que não destrua o planeta. Com isso foi apresentado um estudo que demonstrou que o Brasil foi o país que mais consumiu carne nos últimos anos, uma média de 140 calorias diárias por pessoa. E a sugestão do estudo para que consigamos alimentar as 10 bilhões de pessoas que teremos em 2050, é que esse consumo seja reduzido para 52 calorias diárias por pessoa nos próximos anos. Assim seria reduzido o impacto do agronegócio no meio ambiente, menos consumo de água (1 kg de carne consome 100 mil litros de água), menor produção de grãos como a soja, menor emissão de gases do efeito estufa, entre outros fatores. Custa nada fazer esse esforço e colocar mais salada no seu prato, né não?

2- Utilizar mais o transporte coletivo
 Eu sei, parece difícil agora que nosso novo governador aumentou ainda mais o preço da passagem, mas... Estudos feitos pelo Dr. Carlos Dora, especialista em qualidade de vida nas cidades, com a OMS (Organização Mundial de Saúde), revelaram que uma rede de transportes públicos e de ciclovias eficientes cooperam tanto com o ambiente quanto com a saúde da população local. O doutor usou cerca de 300 estudos sobre diversos temas, como mobilidade urbana, saúde, arquitetura e urbanismo, para estabelecer relações entre a necessidade de um bom transporte coletivo tanto para o mundo como para nós, meros humanos. Aqui vão alguns problemas que seriam reduzidos pela implantação de bons transportes públicos.:
  • Acidentes: a construção de corredores de ônibus reduziria o número de acidentes de trânsito, calculados pela OMS: cerca de 1,2 milhão de mortes por ano. Mais ônibus = menos carros = menos acidentes, como proposto pela Organização.
  • Inatividade física e e obesidade: a OMS aponta que cerca de 19 milhões de pessoas morram, por ano, por conta doenças agravadas por inatividade física, como hipertensão e diabetes; sendo cerca de 3,2 milhões pessoas aparentemente saudáveis, mas que não caminhavam, pedalavam e apenas faziam atividades físicas esporadicamente (ou nem isso). E quem anda de transporte público gasta cerca de 350 calorias a mais do que quem faz o mesmo percurso de carro. 350 calorias fazem muita diferença por ano.
  • Poluição do ar: 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta da poluição do ar, como apontado pela OMS. 68% dessa poluição vem dos automóveis e em áreas urbanas esse valor é elevado para 90%. E um ônibus com sua capacidade média pode substituir mais de 50 carros. Não é necessário mais explicações, certo?

Acredito que as primeiras duas dicas de como ser uma pessoa melhor para o planeta, tenhaM sido bem sucintamente explicadas. Espero que possa/consiga seguir ao menos uma delas. Logo voltarei com a explicação das próximas!

Fonte: Hypeness e The City Fix Brasil

You Might Also Like

0 comentários