A Grande Muralha Verde

20:03

20 países da África estão cooperando em uma "construção" de um muro verde. Serão 8 mil quilômetros de comprimento por 27 quilômetros de largura, cruzando o continente de leste a oeste. 
Mas o que é essa muralha verde?
São árvores! Árvores serão plantadas na borda dos desertos do Sahel, com objetivo de conter o avanço da desertificação e melhorar a fertilidade do solo, permitindo o cultivo e fixando pessoas no local, evitando a grande emigração que ocorre naquela região justamente por conta das mudanças climáticas.

O Sahel fica logo abaixo do Deserto do Saara e é considerada uma área de transição entre o deserto e a área fértil da savana. A seca prolongada e a baixa precipitação de 300 a 500mm por ano, impede que suas terras sejam agricultáveis, o que gerou uma grande fome à população do local. A ONU - Organização das Nações Unidas - em 1974, criou o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) que de acordo com a própria instituição: "Tem como missão permitir que populações rurais pobres em países em desenvolvimento superem a pobreza."
Resultado de imagem para the great green wall"
Enquanto vemos Donald Trump negando as mudanças climáticas e se preocupando em construir um muro para barrar imigrantes, a África investe em combater a fome e cooperar com o ambiente, não só de seu continente, mas do mundo inteiro.
O projeto iniciou em 2007 e está sendo acompanhado pelos diretores Jared P. Scott e, o brasileiro, Fernando Meirelles, que produzem um documentário sobre a Grande Muralha Verde.
Dê uma olhada no trailer do documentário aqui embaixo (não esqueça de acionar as legendas).
São ações como essa que nos fazem respirar um pouco mais aliviados. Aos poucos posso postar mais aqui sobre a muralha, e assim, o Verdeante também acompanhará o projeto crescer.

You Might Also Like

0 comentários