COVID-19: Além da quarentena - Folding@Home

02:44

Todos sabem como é importante nos mantermos em casa nos últimos tempos por conta do corona vírus (algo que vou fazer umas postagens mais adiante explicando melhor sobre esse vírus). Mas além de ajudarmos a parar com a disseminação desse vírus ficando em casa, podemos prestar outra ajuda sem sair de casa. Você sabe qual?

Pesquisadores de 11 laboratórios diferentes em todo o mundo, são parceiros em um projeto de computação denominado Folding@Home, sendo distribuído e executado pela Universidade de Stanford, que tem como principal objetivo fazer pesquisas científicas (como o desdobramento de proteínas, uma coisa muito minúscula e impossível de ser vista com a maior microscopia que seja), tudo por meio da computação compartilhada.

Mas você deve estar se perguntando o que é a Computação Compartilhada. Esse termo significa o uso de diversos computadores por um mesmo software para que eles façam cálculos mesmo estando em diferentes locais, em diferentes momentos, não sendo de uma mesma instituição ou indivíduo.

Ainda tá confuso né?
As coisas são realmente meio técnicas, mas você não precisa entender nada delas para conseguir ajudar. O projeto simplesmente usará seu computador, quando esse estiver parado sem utilização, para que ele rode o software responsável pelos cálculos do desdobramento de proteínas de diferentes doenças (você pode escolher qual pesquisa participar). Isso gera uma economia em compra de computadores para esses institutos pesquisadores e uma economia GIGANTESCA de tempo de cálculo. Um computador demoraria cerca de 500 anos para o cálculo do desdobramento da proteína do COVID-19, mas milhares de computadores juntos, ao redor do mundo, fazem isso muito mais rápido.

O software é completamente seguro e não gastará nada do seu computador, não se preocupe com isso. Nele você também pode escolher qual pesquisa gostaria de deixar seu computador trabalhar para ajudar, eles têm opções como a própria COVID-19 em parceria com pesquisadores do Memorial Sloan Kettering; mas também tem Alzheimer, Câncer, Huntington, Parkinson, entre outras.

Para baixar o software ou se quiser saber mais, acesse o site ou então assista esses vídeos abaixo, sendo os dois primeiros explicativos sobre o projeto (o segundo foi produzido por um canal famoso que parece explicar de maneira mais simples como ele funciona), e o último é o resultado dos cálculos já realizados pelos computadores de voluntários ao redor de todo o mundo para o desdobramento da proteína do corona vírus.


You Might Also Like

0 comentários