As PANCs e como é fácil cultivá-las

23:20

No dia 11 de agosto (terça-feira) o Grupo de Integração Empresa Universidade, da Unesp de Jaboticabal, do qual faço parte, realizou um evento online sobre "PANCs: identificação e uso", com a Prof. Dra. Leila Trevisan Braz, engenheira agrônoma que tem grande experiência na área e trabalha, além de como professora de olericultura (matéria sobre hortaliças), como palestrante sobre o tema.

E sobre as PANCs já posso dizer que elas são super fáceis de cultivar. Por que? Porque são plantas rústicas, e isso significa que elas são adaptáveis a diferentes solos e são resistentes à intempéries maiores, como doenças e pragas,não precisam de adubação mineral, ou seja, sua produção é totalmente orgânica. Portanto, é simples seu cultivo e manejo, e você poderá tê-las em seu prato todos os dias.

Vou te mostrar um exemplo que tenho em casa: a fisális (Physalis sp.), que nasceu por um único fruto plantado (com muitas sementes em seu interior), demorou menos de 1 ano, com cerca de 80 cm, e já deu seus primeiros frutos, o que me deixou muito feliz.


Um arbusto da família Solanaceae (mesma família da batata) que dá origem ao fruto envolto por uma espécie de folhas (na verdade são sépalas, parte das flores). Nativa de regiões temperadas e subtropicais, em todo o mundo, tem fácil adaptabilidade (já é vista como uma opção de produção para o cerrado), rápida produção e os frutos têm grande valia em fatores medicinais (fortalece o sistema imunológico, diminuir o colesterol, entre outros), e ainda é considerada uma fruta nobre, se você encontrá-la no mercado, irá pagar muito e muito caro. 

As PANCs são conhecidas por seus fatores muito favoráveis à saúde, além de não ter uma produção em escala, o que torna a fisális, no caso, caríssima sendo que você pode tê-la em seu quintal, em um vaso (não se esqueça de podá-la).

De acordo com a professora Leila, a melhor forma de reconhecer PANCs é fazendo um curso com pessoas experientes na área e provando-as da maneira correta como devem ser preparadas, porém já existem guias online ou mais completos em livros, para que você possa se instruir. 

Aqui vou deixar aqui o Guia Prático de sobre PANCs do Instituto Kairós para te ajudar a identificar essas plantinhas.
Guia Prático de PANC – OutraCozinha

Escrito por: C. Barros

You Might Also Like

0 comentários