Mudanças Climáticas: Nossas ações para o mundo, com Countdown Climate Reality

12:00

    Já sabemos que o mundo passa por reais mudanças climáticas, com aumento da temperatura atmosférica, redução da umidade do ar, o que gera catástrofes como derretimento das calotas polares, elevação dos mares, constantes queimada (também cooperadas pela mão direta do homem), entre outros fatores. E um estudo publicado na Revista Climate Change, já revelou que esse conjunto de desmatamento + mudanças climáticas, poderá dividir a Amazônia.

Foto: Associated Press

Também sabe-se que nossas atitudes voltadas para um capitalismo explorativo, gerando resíduos altamente tóxicos à natureza e raramente descartados corretamente, promovem mais ainda o aquecimento do globo. 

É sobre isso, a relação entre homem e mudanças climáticas, que a palestra rápida de Natália Tsuyama e Alice Régnier, ativistas da causa climática, discorre sobre. De uma maneira sucinta e de fácil entendimento, as palestrantes demonstram a responsabilidade que nós humanos temos para com o mundo ao redor.

Essa apresentação advém de uma ação do Climate Reality, uma programação com palestras online de todos os cantos do mundo realizadas por líderes climáticos formados pela própria instituição. O Countdown, 24 Horas de Realidade, contou com apoio do TEDxSavassi (TED é uma organização sem fins lucrativos que visa compartilhar ideias que merecem mais espaço e o TEDx é um programa de eventos locais e o TEDxSavassi é organizado por uma equipe de Belo Horizonte).

Como apresentado, vemos que existem soluções que nós como indivíduos podemos realizar e que, podem parecer que não, mas gerarão efeitos na mudança climática. Como:
  • Reduzir a quantidade de proteína animal que comemos, já que isso está diretamente ligado ao aumento de pastos no Brasil; 
  • Apoio aos povos indígenas, já que 80% dos territórios protegidos do mundo estão justamente localizados em terras indígenas;
  • Para agricultores, o uso e manejo adequado da água e do solo, algo que Engenheiros Agrônomos atuam diretamente sobre (mas muitos produtores ainda ignoram a existência desse profissional); 
  • Além de algo muito claro, que seria a busca por informações e o repasse de informações de forma que eduque mais pessoas, para que entendam a importância das atitudes individuais para o mundo.
    ...
---
Sobre as palestrantes:

Alice Régnier é graduanda em Direito pela PUC-Rio, com foco em direito ambiental e direito das mudanças climáticas. Climate Reality Leader, membro da Youth.ify, rede internacional de jovens ativistas pelo clima, e embaixadora da ONG Earth Strategy. Atualmente trabalha no FUNBIO, e é voluntária em diversos projetos voltados para a preservação do meio ambiente e conscientização acerca da crise climática global. 

Natália Tsuyama é organizadora licenciada do TEDxSavassi 2020, Co-fundadora do Volunt e da Sustentabilize-se, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Climate Reality Leader. 

Mediadora:  Isadora Gran trabalha há três anos no Climate Reality Project Brasil como Analista de Engajamento. Cursando Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela também se dedica a alguns projetos sem fins lucrativos de educação popular para a população de seu bairro.

You Might Also Like

0 comentários