Colunistas no Verdeante

12:08

     Hoje o Verdeante inicia o projeto chamado "Escreva no Verdeante", no qual 10 pessoas escreverão publicações sobre temas de interesse aqui pro blog. Esse projeto visa promover a integração entre jovens ativistas e a escrita, dando liberdade para que falem sobre seus assuntos de conhecimento.

Arte produzida por Maria Veloso (@maria.velooo)


Nossos princípios são: 

  • dar voz/espaço para ser ouvido/espaço para ser lido; 
  • confiar nos conhecimentos de jovens engajados e compartilhá-los com mais pessoas; 
  • o princípio da não obrigatoriedade: se quer falar sobre algo, fale no momento em que quiser; 
  • publicações e textos autorais e creditados; 
  • conhecimentos advindos de qualquer lugar do Brasil e mundo.

Cada post de cada participante virá com a sua assinatura e sua mini-bio, você poderá acessar todos os posts escritos pelos participantes por meio de tags com o nome deles ou diretamente na página do projeto aqui no blog, chamada "Escreva no Verdeante".

Esse é o primeiro projeto do blog e estou muito feliz com as inscrições que tivemos. Pessoas de vários lugares do Brasil e duas internacionais, Bangladesh e Singapura. Para conhecer melhor cada um deles e quais serão seus temas a serem tratados, dê só uma olhada aí embaixo nas apresentações:

A Bia tem 22 anos é da cidade de Tremembé do estado de São Paulo, faz parte do EngajaMundo e da produção do podcast "Pimenta pra Jovem é Refresco", e na faculdade faz iniciação científica sobre "difusão dos conhecimentos científicos da área ambiental", pesquisando inclusive sobre o derramamento de óleo na costa brasileira em 2019. Você pode conhecer o blog sobre literatura da Bia, chamado Das Palavras e também segui-la no Instagram no user @bia.f.t
Temas de interesse para discussão no Verdeante: Justiça ambiental, conceito do ambientalismo interseccional e questões socioambientais. 

                        "Beatriz (Bia), cristã, 22 anos, paulista. Estudo Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo. Comecei a me engajar no ativismo ambiental ao entender a necessidade de aplicar meus valores e os conhecimentos que adquiri ao longo da vida na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Atualmente, sou articuladora do Engajamundo e me vejo atuando no ativismo ambiental principalmente através da escrita. Acredito que as palavras podem construir canais de diálogo e compartilhamento de conhecimento, assim como abrir janelas para diversas realidades e possibilidades. Também escrevo em meu blog Das palavras sobre Literatura e outras leituras de mundo."


A Brunna é nossa caçulinha, tem 11 anos e já é super engajada no ativismo ambiental. Ela é do Rio de Janeiro, faz parte da Youth Climate Save Brasil e ainda é embaixadora da Sociedade Vegetariana Brasileira e também da Segunda Sem Carne, projeto idealizado pela SVB. Você pode ver toda a atuação da Brunna no Instagram: @brunnasachs
Temas de interesse são: Ativismo ambiental e climático, e veganismo.

                        "Brunna é vegana desde os 4 anos de idade por vontade e desejo próprio, por não concordar que os animais deveriam morrer ou sofrer para que ela possa viver. Faz palestras em feiras veganas sobre crianças e o veganismo desde seus 8 anos de idade... a última foi no Veg Fest, o maior congresso vegano das Américas, em Brasilia. É embaixadora da Sociedade Vegetariana Brasileira e também da Segunda Sem Carne, projeto idealizado pela SVB. Ela é a única representante brasileira do Animal Hero Kids, embaixadora mirim do Million Dollar Vegan, e apoiadora do Veganuary, todas organizações internacionais. Brunna é a mascote de uma agência de Sustentabilidade Urbana e organizadora do primeiro núcleo de crianças pelo clima, Youth Climate Save, no Brasil. Super atuante na causa animal, e pelo clima, ela é uma mini ativista vegana bastante influente."


O Elvis é de Palmeirina em Pernambuco, tem 21 anos e estuda Biologia. Ele faz pesquisa com plantas medicinais e tem um perfil no Instagram para falar sobre esse tema majoritariamente, o @plantas.life. Sendo então um curioso e apaixonado por plantas, seu tema de interesse é a Botânica.

                        "Olá, sou Elvis Bezerra Santos, acadêmico do curso de biologia da UPE Campus Garanhuns e agente de endemias, atualmente faço pesquisa com plantas medicinais e suas aplicações em achados microbiológicos, antioxidantes e avaliação toxicológica in vivo e in vitro. sou apaixonado por todas as plantas em geral, e amo a fitoterapia, com o meu perfil do instagram, tento ajudar as pessoas sobre esse vasto mundo botânico."


Jafreen é de Dhaka, capital de Bangladesh e é nossa primeira participante internacional! Ela tem 24 anos e faz pós-graduação em Economia. É co-diretora na ClimAcademy e faz parte da United Nations Major Group for Children, um grupo das Nações Unidas para que crianças e jovens se envolvam em processos intergovernamentais. Você ainda pode seguir ela no Twitter pra saber mais @passionomist
Temas de interesse: Economia verde, agricultura e financiamento climático.

                        "Ei, sou a Jafreen que está fazendo pós-graduação em Economia na Brac University, Dhaka, Bangladesh. Eu sou codiretora da ClimAcademy. Tenho sido muito apaixonada por questões de mudança climática. Acredito que é responsabilidade de cada ser humano ter consciência ambiental. Estou mais interessada na construção de políticas e capacitações relacionadas às mudanças climáticas. Bangladesh é um dos países em desenvolvimento que tomou boas iniciativas para se proteger dos efeitos da mudança climática. Apesar disso, ainda existem muitos desafios que podem ser superados se todas as partes interessadas relevantes puderem se reunir para alcançar os ODS até 2030."


A Joana tem 21 anos e é de Fortaleza, Ceará. Ela faz parte do movimento ambiental sendo membro do Greenpeace, na unidade de Fortaleza e estuda Geologia na Universidade Federal do Ceará. Por conta da sua área de estudo, a Joana trará temas super interessantes pro projeto e eu quero muito conhecer mais sobre eles!
Temas de interesse: Mineração, geologia ambiental e geoconservação.

                        "Me chamo Joana Cartaxo, graduanda de geologia, apaixonada por paleontologia e estudo de cavernas e geoconservação. Também é ativista de movimento ambiental em Fortaleza."


A Katley também é do Ceará, mas da cidade de Caucaia, tem 23 anos e assim como a Joana faz parte do Greenpeace Fortaleza. Mas além disso, ela também é engajada em tantos outros movimentos, como: Greenpeace Fortaleza, Movimento Fortaleza Pelas Dunas, Engajamundo, Podcast Pimenta pra Jovem é Refresco, Movimento Escolas Pelo Clima e o Climate Reality. E seu tema de interesse escolhido tem justamente a ver com toda essa movimentação: Mobilização e Captação de Recursos.
Você ainda pode seguir ela no TikTok, Twitter e Instagram procurando pelo user: @KatleyEllen

                        "Oi! Meu nome é Katley, tenho 23 anos e sou de uma cidade do litoral do Ceará. Sou ativista socioambiental, mobilizadora climática e amante de musicais. Faço parte de diferentes projetos, trabalhos voluntários e espero compartilhar um pouco dessa experiência com pessoas que estão buscando se engajar no movimento ambientalista."


Layles tem 13 anos e é do Recife. Ela está nas redes sociais desde 2018 falando sobre sustentabilidade e preservação da natureza, principalmente no Instagram @layles.sustentavel e desde os seus 6 anos já adorava fazer artesanatos sustentáveis. Apoiada por sua família, hoje ela faz vídeos ensinando as pessoas a serem mais sustentáveis, além de Do It Yourself (DIY) para te ensinar a reutilizar materiais reciclados para decoração.
Temas: 10R's da sustentabilidade

                        "Eu sou a Layles e tenho 13 anos. Desde pequena meus pais sempre me incentivaram a respeitar o Meio Ambiente e a ter hábitos sustentáveis para preservá-lo. Hoje, meu estilo de vida é baseado nos 5R's Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Repensar e Recusar. Amo a natureza e através de minhas atitudes tento fazer do mundo um lugar melhor para viver."


A Maria Eduarda tem 20 anos e é do interior de São Paulo, da cidade de Ribeirão Preto. Ela estuda biologia na mesma faculdade que eu (\o/), a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal. Foi participante do projeto de educação ambiental da faculdade, o CultivaEco e seus temas de interesse envolvem um pouco dessa experiência e sua paixão por prensas botânicas. Você pode seguir ela no Instagram no user @lippidudao
Temas: Educação ambiental, conservação e proteção de abelhas e insetos, vegetação nativa.

                        "Maria Eduarda é de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Atualmente estuda Ciência Biológicas na Unesp FCAV, é metida a fotógrafa, adora cuidar de plantas e falar sobre educação ambiental."


Maria Veloso é nossa segunda participante internacional! Ela é de Singapura e foi a responsável por fazer essa arte que está aqui no início do post, nossa arte oficial. Maria tem 20 anos e um de seus interesses envolve justamente a arte que fez pro projeto. Siga ela no Instagram para ver mais artes assim: @maria.velooo
Temas: Ativismo criativo e justiça ambiental.

                        "Meu nome é Maria Veloso. Tenho 20 anos e sou das Filipinas. Tendo vivido em cidades toda a minha vida, foi somente com a bênção da minha educação que aprendi sobre as questões ambientais. Uma aula de ciências ambientais que fiz no colégio me inspirou a estudar Estudos Ambientais na Universidade de Sydney, e é isso que estou fazendo atualmente. Desde então, tenho sido desencorajado pelo tanto de pessoas não estão cientes da crise climática (ou simplesmente não estão fazendo nada a respeito), mas também estou sendo encorajada pelos jovens ativistas climáticos por aí, muitas vezes fazendo ativismo de mídia social combinado com ativismo da vida real. Assim, comecei a postar publicações de educação ambiental e ativismo no meu Instagram no ano passado. Espero encorajar e educar por meio dessas postagens, mas estou sempre procurando por mais maneiras de criar mudanças positivas e me envolver com a mudança! Eu gostaria muito de trabalhar na formulação de políticas ambientais no futuro."

 

Rafael tem 21 anos, é de Ipaporanga no Ceará e atualmente faz graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal do Ceará. Ele fez parte do movimento social RUA - Juventude Anticapitalista, trabalhando com o GT Ambiental, também do Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia - GEPIA, e atualmente está a frente do projeto de comunicação ambiental Ambiente Palpável, "que visa levar educação ambiental às escolas de Educação básica da região dos Sertões de Crateús", você pode seguir o projeto no Instagram @ambientepalpavel
Temas: Recursos hídricos, impactos ambientais e injustiça ambiental.

                        "Olá, meu nome é Rafael Pereira, sou graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal do Ceará. Atuo como ativista ambiental desde 2018, quando ingressei no movimento estudantil RUA - Juventude Anticapitalista. No ano de 2019, participei do GEPIA - Grupo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Agroecologia. Durante aquele ano participei de diversos momentos de debate sobre realocação involuntária de comunidades atingidas por barragens, sendo esses diálogos de fundamental importância para o meu amadurecimento enquanto estudante e, sobretudo, como ser humano. Em 2020 fui eleito Diretor de Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico Rachel Carson. Já em 2021 dei início ao projeto Ambiente Palpável, que visa levar educação ambiental às escolas de educação básica da região dos Sertões de Crateús."

 

A Vivi tem 23 anos, é de Minas Gerais e estuda Direito, com área de pesquisa em Direito Ambiental e desenvolvimento sustentável, e escolheu como temas justamente assuntos extremamente importantes para que o mundo evolua de maneira correta. Você pode segui-la no Instagram @matsuivivi

                        "Viviana Matsui é acadêmica do quinto ano do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina(UEL). Tem como área de pesquisa no direito ambiental o  desenvolvimento sustentável. Durante os anos de 2018 a 2019 foi bolsista em projeto de extensão pela CNPq. E, atualmente, é membro de projetos de pesquisa e ensino da Universidade Estadual de Londrina."
"Estou muito empolgada em fazer parte deste projeto, pois acredito que a discussão sobre o direito ambiental é de extrema importância para o alcance do tão sonhado desenvolvimento sustentável."

Yashmi tem 14 anos, é da cidade de Mysuru na Índia. Ela é atuante no ativismo ambiental fazendo parte do time de marketing da organização Youth.ify (parceira do Verdeante) além de continuar buscando mais projetos para se engajar e por isso está aqui! Você pode seguí-la no Instagram: @mk_yashmi

                        "Ei pessoal! Meu nome é Yashmi MK e tenho 14 anos. Eu sou da Índia e atualmente estudo a 10ª série. Sou realmente apaixonada por ativismo e escrita. Também gosto de ler. Faço parte da equipe de marketing de uma organização liderada por jovens chamada Youth.ify. Também faço parte de outra organização chamada Herdeiros dos Nossos Oceanos. Estou muito interessado em conhecer novas pessoas/jovens ativistas e ouvir suas histórias sobre sua jornada no ativismo ambiental. Super animado para começar a escrever um blog no Verdeante!!"

Eu já estou super empolgada com o que vai vir por aí com essas pessoas incríveis que estão fazendo parte do projeto. Fico feliz em saber que o Verdeante vai receber mais bagagem e experiências de pessoas de outros cantos do Brasil e mundo, e vai abrir ainda mais a sua janela para enxergar também pelos olhos dos outros e não apenas pelo meu. 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Muito feliz em fazer parte disso e grata pela oportunidade de conhecer essas pessoas incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô muito feliz com a sua participação, Bia!!! É uma honra. E ainda descobrir que estamos no mesmo GT do Engaja kkkkk

      Excluir