Sobre o blog e quem faz

19:12

Notas da autora: 

Criei este blog em 2007 com 8 anos Eu, sinceramente, não sei de onde surgiu a ideia, mas me lembro que pedi para meu pai e ele me disse que não sabia como fazer isso (uma desculpa qualquer provavelmente), e então insisti tanto que no fim ele só disse: "se você conseguir fazer sozinha, tudo bem" e foi o que fiz. 

No começo era tudo muito torto e desajustado aqui (ainda é um pouquinho) e minha primeira postagem foi no dia 23 de Dezembro de 2007. O blog tinha como título, um apelido pelo qual minha avó ainda me chama, e minha mãe me chamava: "tutuquinha", pois é... mas foi com esse bendito nome, que consegui alcançar diferentes espaços falando sobre meio ambiente.

Eu criei ele, primeiramente, porque não aguentava ver pessoas jogando papéis pela janela do carro, córregos totalmente cheios de lixo e ursos polares sofrendo com o degelo. Quando criança essas coisas me chocavam e revoltavam, mas eu ainda não sabia que tudo isso era apenas a ponta do iceberg das questões ambientais.

Os assuntos tratados neste blog amadureceram e ganharam um grau de dramaticidade e preocupação maior, conforme eu também amadureci e entendi mais coisas. Agora, a questão desenhada aqui não corre apenas em torno daquele homem imundo específico que joga um lixo pela janela do carro, mas pelas políticas públicas que não atendem as necessidades ambientais, também é sobre o agronegócio e sobre como devemos continuar vivendo de uma agricultura sustentável, é sobre a causa indígena que morrem todos os dias, é sobre os graus se elevando assim como o nível do mar, é sobre as pequenas e grandes coisas que a problemática ambiental e climática engloba. Ou seja, é sobre muita coisa e sobre todos nós.

Sobre a fundadora: 

"Meu nome é Clara, nasci no dia 4 de outubro de 1999. Estou prestes a terminar a graduação de Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faço parte de uma organização chamada Climate Reality (a Realidade Climática) que busca formar líderes da realidade climática, que possam discutir com mais pessoas sobre a emergência climática e soluções, de forma educacional e também reinvindicadora. 
Apesar de ter nascido e crescido na cidade grande, a capital de São Paulo, decidi estudar na área de agrárias em uma esperança de aprender a alimentar o mundo de uma maneira que também o respeite, somos dependentes da agricultura e a agricultura é dependente da natureza, e foi essa relação tão forte e frágil ao mesmo tempo que me atraiu para a zona (muitas vezes obscura) da agronomia.
Além disso, também sou muito envolvida com fotografia e apaixonada por fotojornalismo e fotografia documental, a exibição do que acontece no mundo, seja a beleza ou então suas mazelas como a fome, as guerras e tudo que "o que os olhos não veem e assim o coração não sente". Acredito que por meio da fotografia é possível mudar o mundo, ela te conecta ao que você fotografa e tem o poder de estender o momento a outras pessoas.
Esse blog faz parte da minha história e muito do que será tratado aqui tem a ver com a minha trajetória e aprendizados que adquiro com o tempo, e que espero que possam agregar na sua vida também.

Estamos em passos de tartarugas, mas em busca de não perder uma essência que começou há muitos anos atrás."

Instagram - @claroviski


O Verdeante traz uma novidade 
no ano de 2022, uma nova autora chegou ao blog para agregar com suas experiências, pesquisas, conhecimentos e sua própria perspectiva do mundo e da causa ambiental. Layles é uma jovem ambientalista de 13 anos que, assim como eu, começou nova a falar em prol da preservação do meio ambiente.


Sobre a colunista:

"Oi gente, eu sou a Layles, sou Ítalo-Brasileira, tenho 14 anos e vou falar um pouquinho sobre mim. Desde pequena eu amo a Natureza. Brincar descalça no jardim de casa, admirar as flores e as borboletas voando, sentar debaixo de uma árvore para ler um bom livro, cuidar da horta com Mamma e Papà...todas essas são lembranças das quais eu jamais quero esquecer! Na medida que cresço, o meu amor pela “mãe” natureza só aumenta. 
A educação familiar que recebo dos meus pais sempre foi voltada ao respeito pelo meio ambiente.  Aos meus 9 anos de idade comecei a me interessar por temas ambientais, assim iniciei a fazer pesquisas e estudos sobre o assunto. Fui descobrindo, entre uma leitura e outra, que o nosso planeta vem sendo muito prejudicado devido a ação humana. Animais em extinção, geleiras derretendo, aquecimento global aumentando, incêndios nas florestas, poluição do ar, poluição dos mares e rios, vida marinha comprometida... todos esses impactos negativos foram gerados por conta das atitudes inconsequentes do homem. Então tomei uma decisão: Eu quero ajudar o planeta terra...mas como? 
Fui correndo perguntar aos meus pais como poderia fazer isso! Eles me explicaram que nossa família já contribuía positivamente para com a Natureza, fazendo a coleta seletiva dos nossos resíduos, reutilizando materiais, economizando água e energia elétrica, fazendo caminhadas, comprando de produtores locais e realizando compostagem...naquele instante fiquei muito feliz! Mas, eu queria fazer algo diferente e inovador. 
Refleti por alguns dias e...BOOM! A ideia que eu queria era de fazer vídeos falando sobre temas ligados à sustentabilidade e preservação da natureza para o meu perfil do Instagram. Compartilhei com minha Mamma e ela super aceitou. Naquela época eu já tinha a minha conta e postava algumas fotos de projetos que eu fazia reutilizando embalagens longa vida, rolos de papelão, potes/garrafas de vidro...por ser criativa adoro fazer artesanato, se você voltar lá bem no início, vai encontrar vários objetos decorativos (desde os meus 6 anos de idade já fazia porta lápis, customizava canetas e cadernos).  
O tema do meu primeiro vídeo foi: Conscientização Ambiental. Estudei, elaborei um resumo sobre o tema, gravei o vídeo com a ajuda de Mamma, editei e publiquei. Fiquei super feliz! Depois disso nunca mais parei. Hoje continuo fazendo vídeos e posts no meu Instagram sobre Sustentabilidade. E a partir de agora vou começar a escrever aqui também! Já tive várias ideias dos temas que vou escrever. Massssss, isso é surpresa! Por isso fiquem ligados. Até a próxima!"  
 

...

Obrigada pela presença, espero que aprenda muito com nossas publicações, compartilhe novidades e opiniões conosco, e volte sempre :)

You Might Also Like

1 comentários