Escreva no Verdeante

Arte idealizada por nossa parceira Maria Veloso @maria.velooo

O blog criou um espaço para jovens ativistas e ambientalistas escreverem sobre suas áreas de conhecimento/afinidade dentro da pauta ambiental.

O projeto "Escreva no Verdeante" consiste em princípios como:

  • dar voz/espaço para ser ouvido/espaço para ser lido;
  • confiar nos conhecimentos de jovens engajados e compartilhá-los com mais pessoas;
  • o princípio da não obrigatoriedade: se quer falar sobre algo, fale no momento em que quiser;
  • publicações e textos autorais e creditados;
  • conhecimentos advindos de qualquer lugar do Brasil e mundo.

No momento, as inscrições para participar estão fechadas, mas logo mais apareceremos com mais novidades e você poderá fazer parte disso!

PARA ACESSAR AS POSTAGENS DE CADA PARTICIPANTE clique no nome desejado:

E para conhecer melhor quem está escrevendo:

A Bia tem 22 anos é da cidade de Tremembé do estado de São Paulo, faz parte do EngajaMundo e da produção do podcast "Pimenta pra Jovem é Refresco", e na faculdade faz iniciação científica sobre "difusão dos conhecimentos científicos da área ambiental", pesquisando inclusive sobre o derramamento de óleo na costa brasileira em 2019. Você pode conhecer o blog sobre literatura da Bia, chamado Das Palavras e também segui-la no Instagram no user @bia.f.t
Temas de interesse para discussão no Verdeante: Justiça ambiental, conceito do ambientalismo interseccional e questões socioambientais. 

                        "Beatriz (Bia), cristã, 22 anos, paulista. Estudo Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo. Comecei a me engajar no ativismo ambiental ao entender a necessidade de aplicar meus valores e os conhecimentos que adquiri ao longo da vida na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Atualmente, sou articuladora do Engajamundo e me vejo atuando no ativismo ambiental principalmente através da escrita. Acredito que as palavras podem construir canais de diálogo e compartilhamento de conhecimento, assim como abrir janelas para diversas realidades e possibilidades. Também escrevo em meu blog Das palavras sobre Literatura e outras leituras de mundo."


A Brunna é nossa caçulinha, tem 11 anos e já é super engajada no ativismo ambiental. Ela é do Rio de Janeiro, faz parte da Youth Climate Save Brasil e ainda é embaixadora da Sociedade Vegetariana Brasileira e também da Segunda Sem Carne, projeto idealizado pela SVB. Você pode ver toda a atuação da Brunna no Instagram: @brunnasachs
Temas de interesse são: Ativismo ambiental e climático, e veganismo.

                        "Brunna é vegana desde os 4 anos de idade por vontade e desejo próprio, por não concordar que os animais deveriam morrer ou sofrer para que ela possa viver. Faz palestras em feiras veganas sobre crianças e o veganismo desde seus 8 anos de idade... a última foi no Veg Fest, o maior congresso vegano das Américas, em Brasilia. É embaixadora da Sociedade Vegetariana Brasileira e também da Segunda Sem Carne, projeto idealizado pela SVB. Ela é a única representante brasileira do Animal Hero Kids, embaixadora mirim do Million Dollar Vegan, e apoiadora do Veganuary, todas organizações internacionais. Brunna é a mascote de uma agência de Sustentabilidade Urbana e organizadora do primeiro núcleo de crianças pelo clima, Youth Climate Save, no Brasil. Super atuante na causa animal, e pelo clima, ela é uma mini ativista vegana bastante influente."


O Elvis é de Palmeirina em Pernambuco, tem 21 anos e estuda Biologia. Ele faz pesquisa com plantas medicinais e tem um perfil no Instagram para falar sobre esse tema majoritariamente, o @plantas.life. Sendo então um curioso e apaixonado por plantas, seu tema de interesse é a Botânica.

                        "Olá, sou Elvis Bezerra Santos, acadêmico do curso de biologia da UPE Campus Garanhuns e agente de endemias, atualmente faço pesquisa com plantas medicinais e suas aplicações em achados microbiológicos, antioxidantes e avaliação toxicológica in vivo e in vitro. sou apaixonado por todas as plantas em geral, e amo a fitoterapia, com o meu perfil do instagram, tento ajudar as pessoas sobre esse vasto mundo botânico."


A Katley também é do Ceará, mas da cidade de Caucaia, tem 23 anos e assim como a Joana faz parte do Greenpeace Fortaleza. Mas além disso, ela também é engajada em tantos outros movimentos, como: Greenpeace Fortaleza, Movimento Fortaleza Pelas Dunas, Engajamundo, Podcast Pimenta pra Jovem é Refresco, Movimento Escolas Pelo Clima e o Climate Reality. E seu tema de interesse escolhido tem justamente a ver com toda essa movimentação: Mobilização e Captação de Recursos.
Você ainda pode seguir ela no TikTok, Twitter e Instagram procurando pelo user: @KatleyEllen

                        "Oi! Meu nome é Katley, tenho 23 anos e sou de uma cidade do litoral do Ceará. Sou ativista socioambiental, mobilizadora climática e amante de musicais. Faço parte de diferentes projetos, trabalhos voluntários e espero compartilhar um pouco dessa experiência com pessoas que estão buscando se engajar no movimento ambientalista."


Layles tem 14 anos e é Italo-brasileira, vivendo entre Itália e Recife. Ela está nas redes sociais desde 2018 falando sobre sustentabilidade e preservação da natureza, principalmente no Instagram @layles.sustentavel e desde os seus 6 anos já adorava fazer artesanatos sustentáveis. Apoiada por sua família, hoje ela faz vídeos ensinando as pessoas a serem mais sustentáveis, além de Do It Yourself (DIY) para te ensinar a reutilizar materiais reciclados para decoração.
Temas: 10R's da sustentabilidade

                        "Eu sou a Layles e tenho 13 anos. Desde pequena meus pais sempre me incentivaram a respeitar o Meio Ambiente e a ter hábitos sustentáveis para preservá-lo. Hoje, meu estilo de vida é baseado nos 5R's Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Repensar e Recusar. Amo a natureza e através de minhas atitudes tento fazer do mundo um lugar melhor para viver."

Eu já estou super empolgada com o que vai vir por aí com essas pessoas incríveis que estão fazendo parte do projeto. Fico feliz em saber que o Verdeante vai receber mais bagagem e experiências de pessoas de outros cantos do Brasil e mundo, e vai abrir ainda mais a sua janela para enxergar também pelos olhos dos outros e não apenas pelo meu.