Qual pássaro que muda de cor?

11:21



Muitos pássaros usam a cor para se esconder dos inimigos. Isso se chama camuflagem. Todas as aves trocam as penas, mas os pássaros do gênero Lagópode - Lagopus muta (lagópode-branco), Lagopus leucura (lapópode-cauda-branca) e o Lagopus lagopus (lagópode-escocês) - trocam de penas duas vezes ao ano, mudando de cor de acordo com a estação. 

O lagópode-cauda-branca, no inverno, quando há neve no chão ele fica com penas totalmente brancas. Na primavera, troca de penas, que crescem marrons e combinam com os matagais onde ele vive. Quando o inverno chega, crescem penas brancas novamente, e assim sucessivamente.

Já o labópode-escocês e o lagópode-branco carregam ainda algumas penas pretas na cauda.

Eles ainda desenvolvem "botas brancas" ao redor de suas patas para cobri-las, proteger do frio e ajudar no andar sobre a neve. Sua plumagem carrega bolhas de ar que cooperam com o isolamento térmico.

São animais que vivem na Groenlândia, Escócia, Islândia e países nórdicos, totalmente gelados. E são até mesmo parecido com nossas tão conhecidas pombas, mas com uma vestimenta um pouquinho diferente.

ATENÇÃO: Essa publicação foi feita em 2010, conheça o blog Verdeante em sua nova versão e com conteúdo atualizado clicando aqui ou em HOME no topo da página.

You Might Also Like

1 comentários