Space Camp 2015 ll

21:59


O Space Camp, ou Acampamento Espacial é um evento voltado a alunos de Ensino Médio, e principalmente os que se destacaram nas olimpíadas de Astronomia, a OBA. O evento tem foco em robótica, astronomia e astronáutica, alunos e professores de todo o Brasil, participam de palestras e atividades dinâmicas, que envolvem desde formação de equipes, montagem de foguetes e rovers.

No ano de 2015, a sede do evento foi o PTI, Parque Tecnológico de Itaipu, criado em 2013, pela Itaipu Binacional, o parque é como um polo tecnológico e científico tanto para o Brasil, quanto para o Paraguai. O Parque foi instalado nos antigos alojamentos construídos por trabalhadores da usina. Dentro do próprio PTI, podem ser vistas as parcerias feitas com algumas faculdades e os cursos oferecidos por elas, como a UNIAMÉRICA, UDC, Unifoz, Unila, entre outras.

Os locais que mais ficamos para assistir as palestras ou para as atividades dinâmicas, foram: Auditório César Lattes, para as palestras. E o espaço de eventos Florestan Fernandes, onde eram feitas as atividades em grupo.


Também visitamos o Cineteatro Barrageiros, nome dado em homenagem aos homens que trabalharam na usina de Itaipu. Lá, foi onde assistimos a palestra do Tenente-coronel Marcos César Pontes, ou o astronauta Marcos Pontes, que realmente, deu uma lição de vida á todos que estavam assistindo sua palestra. 

Outro lugar que visitamos, tanto para a observação do céu, quanto para o planetário, foi o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.



O que mais me impressionou naquele lugar, foi sua estrutura e como tudo foi "reutilizado", os antigos dormitórios de trabalhadores, hoje são salas de estudo, e o lugar é gigante. Queria ter conhecido mais de lá, mas sabia que me perderia se me afastasse um pouco. Espero voltar lá em breve.

You Might Also Like

0 comentários