Realidade Climática

15:33

Eu tinha escrito algumas poucas postagens sobre o Climate Reality Leadership Corps Traning, e sinto que deveria ter escrito mais sobre isso, mas acabei esquecendo de continuar. De acordo com eles, eu agora posso dar palestras sobre a mudança climática e etc, não sei se sou preparada pra isso já que fico nervosa de falar na frente da minha própria sala quando tenho que apresentar um trabalho, mas quem sabe... Mas dessa vez eu vim apresentar o programa Climate Reality para vocês. Foi uma experiência extraordinária para mim, e creio que será para você também caso queira participar dele. 

No ano em que fui aceita (2014), o programa aconteceu no Rio de Janeiro, e esse ano já ocorreu na Índia e Estados Unidos. Eu encontrei o Climate por conta de uma propaganda no Youtube sobre o Why? Why not? Que também é um programa muito bom em que você faz um vídeo perguntando para "autoridades" do seu país ou do mundo "por que e por que não?" de algo que não foi feito ou que foi feito errado para a população, o meio ambiente, o país ou o mundo em geral. O vídeo foi apresentado de cara por nada mais e nada menos que o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e aquilo já me empolgou bastante, mas não achei que teria chances de conseguir participar de tudo isso. Fiz um vídeo então para o  Why? Why Not? que na verdade nem me lembro de minha pergunta, mas não coloquei muita fé nisso. Seriam (eu acho) 10 pessoas escolhidas - no caso entre 13 e 17 anos - para irem á Nova York participar de uma reunião de líderes mundiais e exporem suas perguntas, para que elas fossem respondidas. Foram milhares de inscrições e eu tinha quase a absoluta certeza que não seria escolhida (sou pessimista), mas a esperança é a última que morre. O intuito desse programa era que não apenas os escolhidos fossem ouvidos pelo mundo, mas sim, as milhares de crianças e adolescentes que expuseram suas ideias e questionamentos á todos. E então, procurando um pouco mais no site do Climate Reality Project eu encontrei o "treinamento de líderes" (Climate Reality Leadership Corps Training), que é um curso em que você aprenderá sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo, aprender a combinar ciências e soluções para problemas, resiliência, a mídia social, estratégias de comunicação e organizações e muitos outros temas. O curso é dado por vários, vários, palestrantes e líderes climáticos de outros países, quando participei alguns dos palestrantes foram: 
Ricardo Baitelo, do Greenpeace. 
Caroline Bennett, do Amazon Watch. 
Gustavo Faleiros, jornalista e gerente da Rede Earth Journalism Network. 
Fabio Feldmann, ambientalista e ex-secretário executivo do fórum paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade. 
Maria Paula, atriz e fundadora do Uma Gota no Oceano. 
Al Gore, Mario E. Molina, Dr. Carlos Nobre, Eduardo Paes, Marcos Palmeira e muitos outros
São muitos palestrantes ótimos que te faz ficar horas e horas absorvendo milhares de informações (ou tentando o máximo o possível, na verdade). Em outros países, outros importantes palestrantes são convidados. 

São três dias de curso, três dias muito, muito cansativos e muito, muito bons! Estava dormindo em pé já no terceiro dia, na verdade parece que dura uma semana, de tão longos que são os dias. Lá recebemos o material, e no fim o certificado e o "broche" com o símbolo do Climate Reality Project. Fomos separados em grupos e tivemos um mentor que já foi participante de outra vez em algum treino. 
A inscrição pode ser feita pelo site do Climate Reality Project, o curso é  inteiramente grátis mas você deve arcar com despesas como hotel e passagens. Esse ano o curso será na Flórida e as inscrições vão até dia 26 de agosto, então se apresse se quiser participar. Na inscrição eles fazem longas perguntas e pedem longas respostas sobre quem você é, o que tem feito durante os últimos anos, onde gostaria de trabalhar, em que área atuar e etc. Quando me inscrevi eu não tinha a mínima ideia de que me aceitariam, era uma coisa que queria muito participar mas achava que apenas pessoas extraordinárias e super inteligentes, seriam aceitas, mas eles falam em todo o momento durante o curso que as pessoas mais extraordinárias, são aquelas que querem fazer algo, que decidem agir. É realmente um solavanco que te faz acordar pra vida, e em todo o momento o programa te faz acreditar que você pode. 
Ainda não me achei nessa foto.
Salão onde ocorreram, praticamente todas as palestras dos três dias.

Material recebido.

You Might Also Like

0 comentários