Modos de viver sustentáveis: Ecovila Tibá

19:18

Advindo do livro "Modos de Viver Sustentáveis" (que já foi citado em outra postagem aqui no blog e que carrega a história de diversas iniciativas socioambientais de 2019), eu farei essa postagem sobre a Ecovila Tibá.
Horta
Localizada em São Carlos e fundada por estudantes em 2006 que decidiram morar em um sítio ao invés de morar em um república, e que hoje se tornou 25 hectares de cultivos agroflorestal e permacultura.

Atualmente moram 13 famílias na Ecovila e elas possuem a liberdade de construir suas casas como quiserem, respeitando a ecoeficiência, existem casas de taipa, tijolos usados, blocos de terra comprimida, madeira, entre outros. Existem planos de convivência baseados nos princípios sustentáveis da vila.

Quase tudo é dividido entre os habitantes da comunidade, o esgoto é tratado por plantas filtradoras e anelídeos (minhocas) que cuidam do resíduo, também existem galpões de compartilhamento de ferramentas e máquinas, além disso há um salão para refeições, festas em conjunto e resolução de problemas.
Não há horta, as plantas são cultivadas em conjunto, frutíferas, leguminosas, ervas, tudo em conjunto sobre uma serra-pilheira preservada, pois ela é quem dará vida ao solo (garante tanto a vida macrobiológica como a microbiológica), tudo voltado para como as coisas se conectam e sobre a agricultura sintrópica de Ernst Gotsch.
Ecovila Tibá de São Carlos
A Ecovila Tibá oferece visitas guiadas pelo local, hospedagem, cursos e vivências sobre permacultura e ainda um programa de educação ambiental para a sustentabilidade voltado para alunos do fundamental I e II. Você pode saber mais sobre eles no site da Ecovila.

You Might Also Like

0 comentários