O que eu aprendi com o filme "Crianças Lobo"

17:01

O filme de animação japonesa, chamado "Crianças Lobo" conta a história de uma jovem universitária que se apaixona por um lobisomem e se torna mãe de dois jovens lobinhos. Ela precisa aprender a cuidar deles sozinha, já que o pai das crianças é encontrado morto logo após o nascimento do caçula.
Mas aí, o que tem a ver com o blog?

Hana vivia no centro da cidade com seus filhos, mas jovens lobos precisam de espaço para correr e então ela decide se mudar para o campo e começar a plantar para tentar gerar uma renda.
Suas primeiras tentativas são falhas, os vizinhos já tinham avisado que ali nada rende, além da drenagem ser ruim existem outros animais que acabam atacando a plantação.
Ela tentou plantar espinafre e depois tomate, sendo tomate uma das culturas mais difíceis de cultivar, já que é vítima de muitas pragas e doenças. Ela usou folhas caídas das árvores como fertilizante, mas sua função parecia durar por pouco tempo e as plantas logo murchavam ou adoeciam.

Todos os vizinhos achavam que ela duraria pouco ali, todos que se mudavam pro campo desistiam rápido. Mas vendo a insistência de Hana, vizinhos agricultores decidiram ajudá-la. Uma das vizinhas lhe entrega um saco de batatas para serem plantadas, enviadas pelo Vovô Nirasaki, um agricultor mau-humorado. 
Hana quer se prontificar e plantá-las logo, porém o agricultor lhe ensina a trabalhar primeiro o solo, mostra que não deve-se usar apenas folhas secas como adubo, e ainda corta as batatas no meio e ensina sobre a importância da inclinação na hora do plantio.

Outros dois vizinhos depois surgem trazendo mais boas ideias, destacando o plantio em consórcio, que consiste em plantar duas culturas ao mesmo tempo, sendo que ambas crescerão favorecendo uma à outra. No caso, eles indicam que plante camomila e repolho, pois a camomila irá afastar as pragas; ou ainda, aipo e repolho, fazendo com que a própria produção e variedade aumente, assim Hana poderia vender mais produtos e atender clientes que procuram coisas diferentes.
Os senhores também discutem sobre a quantidade de fertilizantes que deve ser colocado durante o cultivo, ou seja, adubação de cobertura, um deles defende que se colocar uma quantidade muito grande, atrairá insetos. Essa última não é realmente comprovado, mas eu acredito que essas indicações sejam baseadas na cultura e conhecimento popular, aquele conhecimento que é passado de pai para filho e que não tem necessidade de uma prova científica para que as pessoas continuem usando.

"Crianças Lobo", além de ser um filme lindo esteticamente e em seu ideal, é um filme que relaciona diferentes temas com delicadeza até mesmo na forma de se fazer a agricultura familiar que todos naquela região fazem.


You Might Also Like

0 comentários