A importância de ter plantas em casa e dicas de cursos gratuitos da embrapa

21:06

Você já deu um pacotinho de sementes para alguém? 

O custo não é alto, porém, o valor é imenso. 
Eu comecei a gostar de plantas desde muito pequena. O meu pai é um tipo de Engenheiro Agrônomo de natureza, e minha mãe também ama flores, minha avó materna sempre teve um vasinho com plantas dentro de casa, que nós netos tínhamos muito medo daquele “vai quebrar as minhas plantas, cuidado!”. Inúmeras vezes eu encontrei refúgio em meio aos vasinhos, árvores e sementes, e com elas aprendi muito sobre a vida. Além de tudo plantas frutíferas atraem pássaros que alegram o ambiente com o seu cantar.

Como as plantas e/ou cultiva-las nos ensinam sobre a vida? 

Com a paciência de esperar cada dia para ver as mudanças que ela teve: o emergir, a folha que abriu, ou um botão que se formou. Mostrando-nos que a vida é feita de fases e precisamos passar por elas: um dia semente, folha e se torna flor. Nos ensina que se todos os dias armazenarmos um pouquinho de luz cresceremos e tornaremos diferentes amanhã. Com a perseverança pois, muitas vezes aquele solo fértil e abundante em água não é o que nos incita a crescer, mas sim a falta de solo ou lugares estreitos. Exibindo a diversidade de espécies e que todas cumprem com excelência a sua função. Todo paisagista sabe que um belo projeto é formato por uma variedade de plantas com: tamanhos diferentes que dão um belo relevo, formas que preenchem espaços, cores que encantam o olhar, texturas que abrem portas para conhecer o mundo e um conjunto que acalenta o coração.

Sementes de Soja (Glycine max) germinando.


Plântulas de Alface (Latuca sativa) semeadas em embalagem de ovo.

Para quem se interessou pelo cultivo de plantas a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está oferecendo alguns cursos gratuitos de:

 PANC's (Plantas Alimentícias Não Convencionais)


Cultivo de Hortas em pequenos espaços



        Lorena Bezerra de Medeiros

You Might Also Like

0 comentários