O que é metamorfose e como as lagartas crescem?

11:00

 A palavra metamorfose significa: "mudança completa de forma, natureza ou estrutura", para alguns insetos e animais significa uma evolução de sua fase infantil para fase adulta, só que não como nós que apenas crescemos, mas mudando totalmente a forma de seu corpo.

Um exemplo simples são as lagartas e borboletas. Lagartas rastejantes que comem folhas, tornam-se borboletas coloridas e voadoras que se alimentam do néctar das flores. 

           1. Ovos: as borboletas fêmeas põem seus ovos em folhas (em grupo ou isoladamente)

          2. Lagartas: quando saem dos ovos, as lagartas ainda pequenas começam a comer as folhas da árvore onde está, e começam a crescer;

           3. Pupas: quando já comeram o bastante, as lagartas crescidas formam pupas (também chamada de casulo) que são uma espécie de concha formada por seu próprio corpo, e ficam lá durante algum tempinho;

           4. Borboletas: o casulo então se abre e uma bela borboleta sai de lá de dentro, espera suas asas secarem e então está pronta para voar em busca de flores e néctar.

Esquema criado pelo blog Notebook da Prof.

Quando eu era criança adorava observar as borboletas que chegavam no quintal de casa e com esse interesse consegui registrar várias fases do crescimento dessas lagartas até se tornarem borboletas. Você pode ver as fotos antigas e bem desfocadas no post de 2009, "As fases da borboleta".

You Might Also Like

0 comentários