O que é o Dia da Terra e o que se pode fazer?

07:00

O Dia da Terra foi criado por um senador ambientalista democrata americano chamado Gaylord Nelson, em 1970 com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade e da conservação desse meio ambiente. A criação desse dia gerou uma onda nova do ativismo ambiental, principalmente nos Estados Unidos, um país que têm muitas organizações engajadas nessa luta assim como a Europa. 

Mas o trabalho de ambientalista de Gaylord não começou apenas em 1970. Formado em ciências políticas e direito, atuou como advogado durante algum tempo antes de servir ao exército durante a Segunda Guerra Mundial. Ele então se tornou senador por Wisconsin em 1948 e depois governador do estado. Em 1963 ele convenceu o Presidente Kennedy a fazer um discurso sobre os problemas de conservação ambiental. Além de seu trabalho ambiental, Nelson defendeu os direitos civis e direito à liberdade, foi declaradamente uma das vozes contrárias a Guerra do Vietnã. Era uma pessoa que enxergava o futuro e tinha certeza que a economia não deveria vir a frente da preservação ambiental: "A economia é uma subsidiária integral do meio ambiente, e não o contrário." 

Ex-senador e ambientalista americano, Gaylord Nelson.

Esse dia se tornou um marco na proteção ambiental em que diversas organizações ambientais realizam eventos (agora online por conta da pandemia), principalmente ela EARTHDAY.ORG que envolve 1 bilhão de pessoas em mais de 193 países com diversos eventos ocorrendo ao mesmo tempo.

Todos os anos a Earth Day Network lança diversos eventos em paralelo e escolhe um artista para criar o pôster oficial da campanha, e esse ano foi escolhido o artista brasileiro, paulistano, Speto, que carrega uma clara inspiração folclórica e de espírito livre.

Pôster para Earth Day 2021, pelo artista brasileiro, Speto.

Alguns exemplos voltados para o público brasileiro inclui o Climate Reality Brasil, um braço da grande organização Climate Reality fundada pelo ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore. 

Com o título "Todo dia é dia da Terra", o C.R. separou uma série de atividades para hoje (dia 22 de Abril) que contará com um cronograma cheio. Olha aqui embaixo:

Cronograma de atividades para o Dia da Terra do Climate Reality

Entre os palestrantes estão Sérgio Besserman, economista e ex-presidente do IBGE, ganhador do prêmio BNDES de Economia em 1987 e atuante no tema de Mudanças Climáticas desde 1992, a frente do Climate Reality Brasil.

Também terá a apresentação do documentário "Amazônia, o Despertar da Florestania" dirigido por Christiane Torloni atriz que também está no ativismo ambiental há muito tempo, seguido por um debate. Para se inscrever basta completar o formulário.

A melhor coisa do Dia da Terra é poder aprender mais sobre o que é a nossa Terra e tudo que forma esse grande organismo.

E então, já sabe o que vai aprender hoje no Dia da Terra?

You Might Also Like

0 comentários