A luta da Associação Mata Ciliar em Jundiaí

15:35

Em agosto de 2020 começou uma movimentação para leiloar um terreno da Associação Mata Ciliar em Jundiaí. A área tem 300 mil m² e cuida de 2 mil animais, sendo mil deles advindos de uma apreensão de tráfico ilegal, sem contar os trabalhos que já foram feitos com animais resgatados, recuperados e devolvidos à natureza.

Após alguns dias, com a reunião de milhares de assinaturas, o governo estadual - por meio do vice governador Rodrigo Garcia - afirmou que trabalharia no desmembramento do terreno da Associação Mata Ciliar do terreno que seria vendido. Mas agora o estado descumpre sua promessa quando autoriza ação da concessionária do aeroporto de Jundiaí.

A novidade é que agora, em 17 de maio de 2021, a concessionária do aeroporto de Jundiaí solicita a devolução da área onde hoje funciona a associação, dizendo que a ONG ocupa uma área "irregular" de quase 3 hectares desde 2020.

A VOA SP estendeu obras para a área da Associação Mata Ciliar, colocando em risco a vida de todos os animais lá encontrados e agora dá uma notificação extrajudicial dando um prazo de 48h para que a associação e todos os seus animais se retirem do local. E ainda pior, eles já desmontaram parte da proteção da unidade de reabilitação, como aponta a matéria da Aguas.ml.

A associação está há mais de 26 anos no mesmo local e todos os abrigos foram montados de acordo com a necessidade de cada espécie, em uma região estratégica por ser próxima à Serra do Japi. Tem sido base para diferentes projetos científicos, como o projeto do Centro Brasileiro para a Conservação dos Felinos Neotropicais. A Mata Ciliar foi construída por meio de ações de recuperação florestal, corredores ecológicos e conexão entre matas que permitem o deslocamento dos animais, funciona também como área de isolamento para controle de zoonoses quando há necessidade.

No momento a Associação tem, na área que deve ser desocupada, 70 aves, 17 lobos-guará, 11 jaguatiricas e outros 15 pequenos felinos, todos em processo de reabilitação por conta de traumas em que foram submetidos durante trágico ilegal. 

No dia 18 de fevereiro, o presidente da VOA SP, Marcel Gomes Moure, apresentou ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em fevereiro de 2021, um plano de ocupação da área do Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro no entorno. Esse projeto ainda envolve a participação de investidores privados em negócios na área do aeroporto, levando investimento para projetos da área de turismo, lazer, entretenimento e saúde, e isso é declarado pelo próprio presidente da Voa. De acordo com uma ativista do movimento, será construído shopping, estacionamento e hotel justamente na área onde Associação se encontra.

De acordo com um relatório técnico aeroportuário da Voa SP, há a declaração que:

                        "A VOA-SP, preocupada com a Segurança Operacional dos seus Aeroportos, verificou que a ASSOCIAÇÃO MATA CILIAR, localizada na Av. Emilio Antonon, em frente ao Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro - SBJD, em Jundiaí, que desenvolve um trabalho de captura e confinamento de animais silvestres para reabilitação, na mata localizada no setor E (leste) do Aeroporto, tem avançado, territorialmente, sua atuação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em área contígua ao Aeroporto, desde 2015, sem nenhuma preocupação com impacto do risco que isso causa a atividade aérea."  


Quando na verdade, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar está no local há muito mais tempo, prestando um serviço público e benéfico para o meio ambiente, diferentemente da empresa VOA-SP que reúne esforços para retirar a associação do local como dito abaixo:

                    "A VOA-SP envidará esforços para que seja cessada imediatamente a atividade de confinamento de animais em recuperação, em área contígua ao Aeroporto de Jundiaí SP (...)"


O que a Associação Mata Ciliar fez foi mobilizar apoiadores ativistas e funcionários para uma vigília na região do aeroporto de Jundiaí. E por pressão e com falta de apoio da imprensa que ignora a causa, conseguiram que 19 vereadores e vereadoras aprovassem com urgência uma moção de apelo ao Governo do Estado de São Paulo para estudo e manutenção da área da Associação Mata Ciliar.

A Associação precisa urgentemente da atuação do governo estadual para que essa área, onde já habitam há tanto tempo, seja devidamente regularizada e doada à organização que ajuda a recuperar tantas vidas animais e biodiversidade de fauna e flora locais.

Ativistas estão fazendo vigília na área e tentando mobilizar cada vez mais pessoas e políticos para defender a situação. O deputado Nilto Tatto enviou uma carta ao Governador João Dória, também pedindo apoio à Associação para tratar uma regularização da área, já que nada ainda foi acordado. Além de outros políticos como a vereadora Marina Helou da Rede, o deputado Carlos Giannazi, entre tantas outras entidades ambientais. 

É uma situação de urgência e com trabalho incessante!

Por esse motivo, o Coletivo Japy, organização para a preservação ambiental, está organizando um abaixo assinado apresentando todos esses pontos. Você pode ajudar a causa assinando a petição aqui.

E caso você possa participar da vigília de manifestação, sendo cada turno de 3 horas, pode entrar em contato com a Associação Mata Ciliar pelo número 14 9 9775-3680.
Unidade de Jundiaí: R. Emílio Antonon, 1000 - Chácara Aeroporto Jundiaí - SP

Informe-se mais em:
Coletivo Japy - @coletivo.japy
Mata Ciliar - @mataciliar

Vídeo produzido pelo Coletivo Japy e sua coordenadora Juliana Oliveira.

You Might Also Like

1 comentários