O movimento da Sociedade pela Mata Ciliar

14:36

     Na última semana a Mata Ciliar e diversos ativistas envolvidos entraram em uma luta para defender seus animais em recuperação na área no qual estão há 26 anos, e que agora a concessionária do aeroporto de Jundiaí, a VOA-SP, ordena a retirada de mais de 100 animais para que utilizem o espaço na construção de hotel, shopping e estacionamento. Tudo isso já foi comentado na postagem anterior sobre a luta da Mata Ciliar.

Mas para fazer um resumo: 

Em agosto de 2020 começou uma movimentação para leiloar um terreno da Associação Mata Ciliar em Jundiaí. A área tem 300 mil m² e cuida de 2 mil animais, está em uma região estratégica por ser próxima à Serra do Japi e tem sido base para diferentes projetos científicos. A Mata Ciliar foi construída por meio de ações de recuperação florestal, corredores ecológicos e conexão entre matas que permitem o deslocamento dos animais, funciona também como área de isolamento para controle de zoonoses quando há necessidade.

A questão é que em 2020, o Governo do Estado de São Paulo retirou a Mata Ciliar desse leilão e prometeu uma regularização e doação definitivo daquela área da Associação. Só que agora em 2021 a VOA-SP reivindica novamente esse espaço.

Em resposta à isso começaram as tantas movimentações online e também presencialmente seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19. E então a Associação Mata Ciliar conseguiu, em uma reunião com a prefeitura (na qual nenhum representante da VOA esteve presente) que a cidade recuse a ordem da concessionária para ocupação do local (pelo menos por hora). E agora as negociações continuam para finalmente conseguirem regularização do terreno para a Associação Mata Ciliar, que serão feitas com o Governo do Estado de São Paulo e com a Prefeitura de Jundiaí como mediadora.

Para continuar esse constante ativismo em prol da causa animal e ambiental, as pessoas engajadas nesse primeiro momento fundaram a Sociedade pela Mata Ciliar (SMC), na qual o blog Verdeante tem sido parceiro com a produção de artes para mídias sociais.

Mantenha-se informado sobre tudo o está acontecendo e os rumos dessas negociações por meio das redes sociais do Coletivo Japy (Instagram e Facebook) e também da Associação Mata Ciliar. E coopere com toda a movimentação assinando a petição "A Mata Ciliar e a Serra do Japi ainda precisam de ajuda!" 

You Might Also Like

0 comentários