Manifesto Jovens pela Educação Climática

12:05

               

       No dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, 12 jovens de 8 estados diferentes lançaram um manifesto demandando Educação Climática em todas as escolas de ensino básico brasileiras.

O Manifesto foi impulsionado por todos os acontecimentos que vêm ocorrendo no mundo e no Brasil, desde queimadas no Pantanal, Amazônia, Turquia e Grécia, desmatamentos recorrentes no país, projetos de lei que acabam com licenciamento ambiental, áreas de conservação, até para níveis dos oceanos elevando a cada ano. Mas também fomos impulsionados pelo relatório do IPCC que deixou claro que precisamos agir agora, reduzir a emissão de gases de efeito estufa para ZERO e mudar a forma como produzimos/consumimos atualmente, ou o mundo colapsará em poucos anos.

Então, com apoio do Climate Reality Project Brasil e do Fridays For Future, nós nos reunimos e construímos nossas demandas sobre a democratização do ensino sobre mudanças climáticas nas escolas.

A Educação Climática visa informar as pessoas de maneira correta sobre as mudanças climáticas e seus efeitos no mundo, e motivá-las a enfrentar essas questões com políticas públicas e ações possíveis de mitigar esses problemas. Por meio dela, será possível formar cidadãos que tenham uma visão crítica sobre políticas ambientais, economia, estilo de vida da sociedade atual e tantos outros fatores que são imprescindíveis para transformarmos o mundo em um ambiente sustentável não apenas para os humanos, mas para todos os seres vivos e ecossistemas existentes nele.

Porém, o assunto "mudanças climáticas" só aparece cerca de três vezes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mencionado de forma superficial e genérica, não permitindo que o aluno tenha acesso à informação e formação de qualidade.

Em um estudo de 2020, quatro pesquisadores da Universidade de Salamanca sugerem a ideia de implementação da Educação Climática por meio do trabalho com Competências Climáticas.

As Competências Climáticas podem ser inseridas nos 4 grandes pilares da educação já descritos anteriormente:

  • Aprender a conhecer - envolve a base científica das mudanças climáticas e a apresentação dos problemas;
  • Aprender a fazer - desenvolvimento de habilidades de adaptação e mitigação, busca por soluções;
  • Aprender a ser - desenvolvimento da consciência e habilidades para agir, autonomia, julgamento e responsabilidade pessoal;
  • Aprender a viver junto - permite o desenvolvimento da noção dimensional do planeta, tanto a noção do problema em sua grande dimensão, quanto a noção de que apenas uma grande ação conjunta impedirá o avanço das mudanças climáticas.

Para a organização Por Vir - Inovações em Educação, para a estruturação da Educação Climática nas escolas, é necessário uma lógica horizontal, ou seja, que permita a interdisciplinaridade (envolvimento de várias disciplinas na pauta) e uma lógica vertical, que permite uma evolução. Por isso, quatro pontos são considerados essenciais: a Informação (ciência, investigação e busca), Adaptação (entendimento da importância das ações de redução de risco e preservação), Mitigação (a busca por novos modelos civilizatórios) e Comunicação (disseminação das soluções e práticas inovadoras, ampliando a co-responsabilização).

E este manifesto foi criado justamente para pressionar escolas e secretarias da educação, mostrando que é possível aderir ao ensino e discussão pauta ambiental e climática dentro dos muros das escolas. É injusto que todos soframos com as mudanças climáticas, mas que poucos tenham noção disso. É um problema social que deve ser discutido em toda a sociedade e não apenas em uma pequena fração dela que tenha mais acesso à informação.

Para assinar o manifesto basta acessar a página do Climate Reality Project Brasil onde tem todas as informações, mas também vou colocar todas as páginas do documento com as nossas propostas aqui para que você possa ler.






ASSINE AQUI!

E por último, mas não menos importante, quem são os 12 jovens que fizeram esse manifesto (e estou muito feliz por estar entre eles).


Você ainda pode assistir o lançamento do Manifesto:



You Might Also Like

0 comentários