Eliane Brum - Da Amazônia à Antártida

14:41



Resultado de imagem para eliane brum
Eliane Bum é escritora, jornalista e documentarista brasileira, que atualmente escreve para o jornal El País.
Nesse atualmente, seus artigos sobre a Amazônia e a Antártida são os que tanto me cativam, mas além disso podemos ver diferentes assuntos sendo retratados pelo olhar crítico e tão detalhista de Eliane, que me faz admirá-la tanto.
Desde 2010, Eliane faz projetos como freelancer e de longo prazo, com comunidades da Amazônia e da periferia de São Paulo. Também publicou 7 livros, de ficção à documentários, e atualmente publica quinzenalmente no El País.

À bordo de um navio do Greenpeace, o Arctic Sunrise, organizado para pesquisa sobre o impacto climático no continente gelado, levando diversos pesquisadores com grande bagagem, Eliane vai para a Antártida para contar cada trecho dessa viagem com um diário de bordo repleto de críticas políticas e sociais que todos deveriam reconhecer em meio ao desafio que enfrentamos: o superaquecimento global que ocorre graças aos humanos. 
Mesmo com tanto amor à Amazônia e sua vontade de não deixá-la em meio à um colapso de fogo, Eliane com incentivo do pesquisador Antônio Nobre, partiu para a viagem à Antártida para ajudar a estabelecer conexões em como as queimadas e perdas de terra na nossa floresta, poderiam impactar o continente gelado. Você pode acompanhar sua coluna e seu diário de bordo no El País, acessando esse link que deixo aqui.
Também vale a pena acompanhar o movimento global no qual Eliane atua, em defesa da floresta em meio a um governo pouco preocupado: Amazônia, Centro do Mundo, que reivindica o reconhecimento da "centralidade da floresta se quisermos ter um futuro possível".

You Might Also Like

0 comentários