A Amazônia como conhecemos hoje foi modificada desde antes de 1500
13:51Imagem retirada do material paradidático do documentário "Brasil antes de 1500" |
Pode parecer estranho pensar que a Amazônia não é como ela é por conta própria, mas a realidade é que ela foi moldada por quem habitava nela. Essa é uma das novas informações que surge a partir de pesquisas do Instituto Alana, publicada por meio de um documentário feito pela Maria Farinha Filmes em parceria com o Youtube e o Canal Nostalgia, do youtuber Felipe Castanhari. Na verdade, este documentário compila diversas pesquisas, principalmente arqueológicas, que têm sido feitas ao longo de muitos anos na Amazônia.
O Instituto Alana foi fundado há 30 anos e tem como foco principal o trabalho social voltado para a infância. Portanto, este documentário também tem o intuito de chegar até as escolas para ser discutido com um material paradidático exclusivo de apoio. E isso, justamente, porque o documentário mostra o que nós não aprendemos na escola, infelizmente.
Nós sabemos que o Brasil foi "descoberto" em 1500 e parece que a história do nosso país começa a partir daí, da chegada dos nossos colonizadores. Quando na verdade sabemos que povos indígenas já habitavam nossas terras que, desta forma, não poderiam ter sido descobertas. E é justamente para o período anterior à 1500 que este documentário nos leva, apresentando pesquisas arqueológicas que demonstram que já existiam cerca de 10 milhões de indígenas habitando a Amazônia. Essas pessoas se organizavam em diferentes comunidades, como aldeias ou até mesmo cidades que podiam ser muito grandes e complexas. Havia comércio e estruturas tecnológicas como estradas para interligar aldeias e barragens para conter a água.
Claramente, todas essas cidades viviam em um estado de sustentabilidade com o meio ao redor e isso não significa que eles não tinham manejo agrícola, pelo contrário. Outros estudos demonstram que a flora foi domesticada pelos indígenas, ou seja, eles escolheram o que plantar para se sustentar e desta forma, eles também ajudaram a modificar a Amazônia. Seus sistemas agrícolas eram tão inovadores que tinham terraços, reservatórios e canais para irrigação. E sim, mesmo que o ambiente fosse extremamente úmido e quente, eles sobreviviam e tiravam da terra também a sua sobrevivência, justamente porque a agricultura aplicada por tais povos era uma agricultura que respeitava o ecossistema e não o predava.
Portanto, a Amazônia nunca foi um ambiente intocado, ela era habitada sim, a diferença é que antes de 1500, antes da violenta colonização que o Brasil sofreu, ela era preservada. Os povos originários do Brasil sabiam e ainda sabem como gerenciá-la, diferentemente dos colonizadores da época (e os colonizadores de agora que avançam com suas máquinas) que não conhecem o território em que pisam, sua flora e fauna, e também não fazem questão de conhecer.
É por este motivo que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a maior autoridade sobre mudanças climáticas atualmente, aponta constantes Soluções Baseadas na Natureza em seus relatórios, sendo essas soluções muitas vezes já conhecidas pelos povos originários de diferentes cantos do mundo, que apenas tinham sido silenciadas e pouco valorizadas. O documentário "O Brasil antes de 1500" apenas reforça a importância de aprender com o conhecimento dos povos indígenas, conhecimento esse que muitas vezes é oral e prático e que não, não está em uma apostila.
Para quem gosta de um bom documentário, essa é uma ótima dica que está disponível para qualquer pessoa e tem duração de apenas 1 hora.
0 comments