Dia da árvore: pra quê?

14:57


Um dia antes da primavera, no dia 21 de setembro, é comemorado o dia da árvore.

Não sei se temos algo o que comemorar já que nossas árvores estão queimando em grande parte. Mas trouxe algumas informações pra te mostrar a importância desse ser vivo.

As árvores capturam, por meio de seus estômatos, muitos gases e partículas poluentes, como níquel, chumbo, entre outras. Elas reduzem a temperatura do ar em 2 a 8°C. Funcionam como proteção contra ruídos. Têm influência sobre chuvas e sobre o ciclo hidrológico graças aos seus processos de transpiração que liberam vapor de ar na atmosfera, formando aqueles rios voadores que existem na Amazônia, por exemplo, e que viajam o Brasil.

As árvores mais jovens têm maior absorção de CO2 (IPCC) aparentemente, pois estão em pleno período de crescimento, mas ainda existem estudos (2014 - Nature, Nathan Stephenson) defendendo que árvores antigas acrescentam como uma nova árvore por ano na floresta.

As florestas artificiais também sequestram muito carbono e poluentes da atmosfera, ao serem derrubadas não os liberará, mas tudo depende da finalidade do produto. Caso aquela madeira seja usada para fabricação de móveis, o carbono continuará fixado, caso essas árvores sirvam para carvão e queimadas, todo o carbono fixado será liberado.


You Might Also Like

0 comentários