20 de Março: Dia Mundial da Agricultura

13:20


Agricultoras locais. Imagem de Zen Chung/Pexels

     Dia 20 de março é comemorado o dia mundial da agricultura, a profissão mais antiga do mundo (pelo menos foi o que meus professores disseram quando entrei na faculdade de engenharia agronômica.

Todos sabemos a importância que a agricultura tem pra sociedade e seria ingenuidade pensar que poderíamos viver sem ela. Só existe alimento nos mercados porque alguma família os cultivou. Família principalmente porque o que abastece nosso mercado interno é justamente a agricultura familiar. Aqueles grandes agricultores e latifundiários têm também sua importância para gerar lucro ao país, mas não é realmente o que abastece nossas mesas. Portanto, hoje, eu gostaria de falar/homenagear a agricultura familiar.

Você sabe o que é a agricultura familiar?

Não, não é o dono da fazenda que passa a grandíssima propriedade pro filho e assim vai (isso é mais a agricultura patronal). Agricultura familiar é o conceito de cultivo e produção de alimentos por pequenos proprietários rurais, e as pessoas que trabalharão nessa produção gira em torno do núcleo familiar.

Esses agricultores não são latifundiários, eles têm uma relação maior (e melhor) com a terra em que produzem pois também moram ali, normalmente são os que mais empregam mão de obra manual, utilizam menos maquinário, são os que mais preservam a natureza e ajudam até mesmo na biodiversidade, já que não são monoculturistas (não produzem apenas uma cultura, por exemplo, apenas soja ou apenas milho ou apenas alface), possuem uma maior variedade de produção o que favorece insetos polinizadores como as abelhas.

De acordo com o Censo de 2017, 77% de todas as propriedades agropecuárias pertencem à agricultura familiar, mas isso diminuiu, já que em 2006 essa porcentagem era de 84,4%. Ainda de acordo com o Censo de 2006, essa atividade ainda gera 35% do produto interno bruto nacional. A ONU (Organização das Nações Unidas) ainda estima que 80% de toda a comida do planeta, vem da agricultura familiar.

You Might Also Like

0 comentários