As mulheres na ciência e no ativismo brasileiro

15:00

Desde o início dos tempos, mesmo quando as mulheres eram obrigadas a abaixarem suas cabeças para um machismo que governava e ditava mais regras do que atualmente, as mulheres já faziam sua revolução, por meio da inteligência, força e coragem, como Maria Quitéria, uma combatente pela Guerra da Independência do Brasil, que em 1821 fugiu da fazenda de sua família e se trajou de homem para se alistar no Batalhão de Voluntários do Príncipe. Além de Maria Quitéria, durante a Guerra da Independência da Bahia, houve Joana Angélica e Maria Felipa de Oliveira.

Mas, saindo do campo da batalha direta com espadas, vamos para o ativismo e para a ciência, com:

Marina Silva, ambientalista, historiadora, professora, política e psicopedagoga, lutou ao lado de Chico Mendes por causas ambientais.

A historiadora e ambientalista, Marina Silva

Bertha Lutz, bióloga, ativista e política brasileira, foi uma das figuras mais importantes do feminismo e da educação brasileira.

A bióloga, Bertha Lutz

Claudia Andujar, fotógrafa documental internacionalmente reconhecida que ajudou a fundar o parque nacional dos Yanomami.

A fotojornalista, Claudia Andujar

Irmã Dorothy, uma religiosa naturalizada brasileira, atuante em projetos sociais nas comunidades da Amazônia, em busca de geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento, com redução de conflitos fundiários.

A religiosa, Irmã Dorothy Stang

Johanna Döbreiner, engenheira agrônoma responsável pela descoberta da fixação biológica do nitrogênio na cultura da soja, a pioneira em estudos de biologia do solo e a sétima cientista brasileira mais citada no mundo.

A engenheira agrônoma, Johanna Döbereiner

Esses são apenas alguns dos importantes nomes de mulheres brasileiras - nascidas aqui ou que escolheram o Brasil para morar ainda muito cedo - que revolucionaram as áreas nas quais atuaram.

No Dia das Mulheres, decidi comentar sobre esses 5 ícones que moveram montanhas, e seus trajetos durante toda essa semana, coisa que você poderá ver nas próximas postagens.

Mas hoje, quero parabenizar à você, mulher, que está lendo isso, e dizer que nós movemos essa sociedade e vencemos todas as batalhas que nos dispusemos a lutar, e é por isso que a causa ambiental precisa tanto de nós!

You Might Also Like

0 comentários