Mitigação e Adaptação às mudanças climáticas

12:00

     Quando comecei a ler sobre impactos ambientais e mudanças climáticas aprendi que existem duas principais abordagens para lidar com isso, essas abordagens são duas palavras: "Mitigação" e "Adaptação", e eu juro que demorei muito pra compreender o que eram esses temas aparentemente estranhos.

Começando com a palavra mais complicada de compreender (ao menos para mim), Mitigação:

Na definição literal, mitigar significa: "aliviar, atenuar, diminuir" e aplicado às crises climáticas significa: as intervenções que visam reduzir ou remediar impactos ambientais que são nocivos ao meio. Ou seja, precisamos lidar com os problemas já existentes e reduzir os impactos futuros, portanto torna-se urgente a redução de emissão de poluentes e estabilização do efeito estufa. 

Um exemplo de ação de mitigação é implementar o uso de placas solares para reduzir a necessidade de produção de energia elétrica por meios não sustentáveis.

O segundo conceito, Adaptação:

Na definição literal, adaptar significa: "ajuste de uma coisa a outra" e aplicado às crises climáticas significa: lidar com problemas presentes causados pelas mudanças climáticas que não temos mais como interromper, graças ao péssimo comportamento humano.

Um exemplo disso é ato de acostumar-se com o nível do mar subindo a cada ano e apenas regredir com as construções para o interior da cidade.

Jovem segurando cartaz com a tradução da frase: "vocês morrerão de velhice, nós morreremos de mudanças climáticas". Imagem de Markus Spiske/Pexels

Como vemos, as duas abordagens devem andar lado a lado para que alguma mudança realmente seja feita, não é possível que apenas nos adaptemos às mudanças climáticas e seus efeitos, sem que façamos nada para reduzi-las. A adaptação e resiliência de qualquer ser e ecossistema tem um limite, e após esse limite ser atingido, ocorre o colapso.

Uma forma de demonstrar isso é conhecendo um pouco mais sobre um novo termo chamado: "Refugiados Climáticos", pessoas que não estão fugindo da guerra, mas que estão sendo obrigados a deixar suas casas temporariamente ou permanentemente por conta de eventos climáticos e ambientais que ocorreram e colocam em risco sua vida. E sobre isso vou falar melhor em um outro post.

You Might Also Like

0 comentários