Escreva no Verdeante: Conhecendo as plantas carnívoras

12:00

Você já se perguntou o que é uma planta carnívora? Como a gente sabe, as plantas são organismos autotróficos, o que implica que elas realizam fotossíntese como meio de sobrevivência, correto né? 

Mas se eu contar que existem inúmeras outras plantas que com o passar do tempo, foram se especializando e se adaptando ao meio ambiente conforme as suas necessidades, é daí que derivam as plantas carnívoras. 

Essas plantas apresentam o hábito de devorar pequenos animais e microrganismos, geralmente essas plantas apresentam enzimas digestivas que auxiliam no processo alimentar. 

Esses exemplares botânicos são característicos de ambientes com solos pobres em nutrientes, não apresentando uma altura tão grande, chegando a ter 15cm. 

Mas só porque elas são carnívoras, não implica que elas não possam fazer fotossíntese, muito pelo contrário, elas também são autotróficas. 

Alguns animais que servem de alimento para as plantas carnívoras são: moscas, formigas, besouros, pequenos anfíbios e répteis, além de outros insetos. 

E hoje existem inúmeros exemplares de plantas carnívoras que serão debatidas com mais prioridade nos próximos posts. A seguir temos algumas fotos de alguns representantes das plantas carnívoras:

Drosera capensis

Drosera capensis - Imagem retirada do site Toda Matéria

Nepenthes bicalcarata

Nepenthes bicalcarata - Imagem retirada do site Toda Matéria

Dionaea muscipula

Dionaea muscipula - Imagem retirada do site Toda Matéria

Essa postagem foi produzida pelo colunista do projeto "Escreva no Verdeante", Elvis Santos:

You Might Also Like

0 comentários