A reciclagem é a melhor solução?

12:30

    Fazemos compras e geramos resíduos materiais, como embalagens de produtos que são impossíveis de serem reutilizadas, e por isso, na melhor das hipóteses, nós reciclamos. Mas será que essa é a melhor forma para lidar com esses produtos?

Bem, de acordo com especialistas da Economia Circular, não. Na verdade, o "lixo" gerado por nossas compras, é simplesmente um erro de design e para lidar com esse erro, temos a necessidade de reciclar. Ou seja, a reciclagem é uma solução para o momento, mas não é a melhor solução para o mundo.

Para produzir um produto com materiais reciclados, geralmente a quantidade de energia e água gastas é muito alta e nem sempre a reciclagem se torna tão sustentável como deveria ser, e nem sempre é válida para todos os tipos de materiais. O plástico, por exemplo, tem diferentes propriedades e isso vai variar a quantidade de vezes que ele poderia ser reciclado. Já o alumínio é um material reconhecido por poder ser infinitamente reciclado e consome apenas 5% de toda a energia necessária para produção do material a partir da extração bauxita (sua matéria-prima), ou seja, é um ótimo negócio reciclar o alumínio.

Mas antes de pensar na reciclagem, deveríamos pensar no que fazer para não precisar dela. De acordo com o documentário "Um Presente a Prova de Futuro", narrado pelo cantor brasileiro Lenine e que fala sobre Economia Circular, devemos reduzir nossas compras e mudar os hábitos de escolha de cada produto. 

Isso está muito ligado às questões dos 5Rs (que entre variantes, temos entre elas: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar, roots - retornar ao solo). Precisamos recusar o que não precisamos consumir realmente, é uma questão de repensar o quanto estamos comprando, precisamos também reduzir o quanto compramos, reutilizar tudo que é possível reutilizar. Caso comecemos a utilizar desses 3 Rs iniciais, talvez não precisemos utilizar o "reciclar" com tanta frequência, pois teremos menos lixo para descartar, e menos ainda o "retornar ao solo", como é o caso dos aterros sanitários.

Especialistas da Economia Circular - conceito iniciado na Holanda, dizem que a reciclagem é um método para lidar com a Economia Linear, aquela que se preocupa apenas em produzir e vender, e não nas consequências de suas causas e produções.

You Might Also Like

0 comentários