O que é o IPCC e seu relatório? Entenda o mundo à beira do colapso climático

14:56

    Lançado ontem (9 de Agosto), o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, "Climate Change 2021: The Physical Science Basis", é o mais duro alerta já feito pela ONU e a primeira vez que um relatório quantifica a ação humana para a degradação do meio ambiente e a promoção do aquecimento global.

Mas o que é o IPCC?

O Painel foi formado em 1988, reunindo 234 pesquisadores de diferentes países (sendo 21 pesquisadores brasileiros) e tem como função produzir extensos relatórios envolvendo milhares de estudos, para embasar ações políticas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. À cada 7 ou 8 anos um novo relatório é lançado, sendo que o primeiro foi feito em 1990 e nenhum governante o levou a sério. Mas já nessa época, o IPCC alertava sobre os riscos do aumento da temperatura do globo, como por exemplo:

  • Calor extremo
  • Frentes frias
  • Elevação dos níveis do mar, entre tantas outras

Tudo isso em consequência do acúmulo de CO2 na atmosfera e hoje um possível colapso climático se torna cada vez mais próximo.

Porém, se governos e a sociedade no geral tivessem considerado os relatório do IPCC há 30 anos atrás, talvez não chegássemos ao ponto de hoje, no qual já na primeira página do sexto relatório (AR6) informa que algumas consequências das mudanças climáticas já são irreversíveis.

De acordo com o IPCC se continuarmos emitindo gases de efeito estufa da mesma forma que fazemos hoje, a humanidade, os ecossistemas e o mundo, só se sustentará até 2030, no máximo. E a única taxa de emissão permitida e suportável é ZERO!

Na primeira página do relatório 1 do IPCC de 1990, com 414 páginas, há as seguintes frases:

"Há um efeito estufa natural que já mantém a Terra mais morna do que seria de outra forma. As emissões resultantes das atividades humanas estão aumentando substancialmente a concentração atmosférica dos gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonos (CFCs) e óxido nitroso Esses aumentos irão incrementar o efeito estufa, resultando em um aquecimento adicional da superfície da Terra."

Na primeira página do relatório 6 do IPCC de 2021, com quase 4.000 páginas:

"É inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, o oceano e a terra. Ocorreram mudanças rápidas e generalizadas na atmosfera, oceano, criosfera e biosfera."

E há a continuação com os tópicos mais sérios e tensos que deixam claro todas as causas e efeitos das mudanças climáticas sobre a vida.

  • O aumento das concentrações de gases de efeito estufa, desde 1750, são inequivocamente causados pelas atividades humanas;
  • Cada uma das últimas 4 décadas têm sido sucessivamente mais quentes do que qualquer década anterior à essas desde 1850;
  • A influência humana é muito provavelmente o principal motor do recuo global das geleiras desde a década de 1990;
  • É praticamente certo que a parte superior do oceano (0–700 m) aqueceu desde os anos 1970 e é extremamente provável que a influência humana seja o principal impulsionador;
  • Em 2019, as concentrações atmosféricas de CO2 foram maiores do que em qualquer momento em pelo menos 2 milhões de anos, e as concentrações de CH4 e N2O foram maiores do que em qualquer momento em pelo menos 800 mil anos;
  • Nível global dos oceanos aumentou rapidamente desde 1900 do que em qualquer outro séculos precedente, em pelo menos 3 mil anos;
  • A frequência e a intensidade dos eventos de forte precipitação aumentaram desde 1950 na maioria das áreas terrestres;
  • É praticamente certo que temperaturas de calor extremo tornaram-se mais frequentes e mais intensas na maioria das regiões terrestres desde 1950, enquanto os frios extremos tornaram-se menos frequentes e menos graves, com alta confiança de que a mudança climática induzida pelo homem é o principal fator;

E tantas outras constatações cientificamente já comprovadas e analisadas. Para ler o relatório completo em inglês você pode baixá-lo diretamente da página do IPCC.

Mas em um resumo do sexto relatório, o vídeo abaixo do UOL, com comentários de Jamil Chade, é muito útil:

What is IPCC's Sixth Assessment Report? from IPCC on Vimeo.

You Might Also Like

0 comentários