Um mundo com Sebastião Salgado, o Instituto Terra e Gilberto Gil, em #ReflorestaComGil

13:50

     Como uma pessoa apaixonada por fotojornalismo, Sebastião Salgado é a maior inspiração para mim, principalmente por ser um dos melhores fotojornalistas do mundo, por ser brasileiro e por ser o fundador, junto com sua esposa Lélia, do Instituto Terra.

Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, em foto do site do Instituto Terra, de Philippe Petit

A história do Sebastião e toda a sua trajetória de vida, eu já contei em uma série de artes que estão salvas em uma pasta específica lá no Pinterest e você pode acessar clicando aqui (logo farei uma publicação aqui no blog para contar em texto também).

Mas hoje vim falar sobre a história do Instituto Terra.

Sebastião cresceu com suas irmãs em uma fazenda em Aimorés, um grande espaço onde várias famílias moravam e pertencente ao seu pai. A Fazenda Bulcão era um espaço de 608,69 hectares degradados por anos de produção agropecuária, até 1998, quando foi transformada por Sebastião e a esposa Lélia, em uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional - RPPN. (OBS: as RPPNs são áreas que se tornam protetivas graças à vontade do dono dessas terras, não há desapropriação de terra para se tornar do Estado, ela é uma decisão do proprietário em proteger o meio ambiente e o bioma local).

O primeiro plantio ocorreu em 1999 e alunos de escolas de Aimorés ajudaram nisso, iniciando o comprometimento do instituto em sempre manter a comunidade próxima, levando conhecimento e informação. Após isso, o instituto apenas cresceu, com apoio de iniciativas privadas, fundações e doadores individuais de diversos países, entre outras instituições do terceiro setor. Em troca da sua ajuda, o Instituto Terra restaura áreas completamente degradadas da Mata Atlântica, recupera e protege nascentes, fazem pesquisa científica e promovem a educação ambiental.

Hoje, após 21 anos do primeiro plantio (minha idade), o Instituto Terra lança a campanha #ReflorestaComGil, em parceria com Gilberto Gil e o Tik Tok que se compromete a plantar uma árvore há cada vídeo publicado com a música inédita que você pode ouvir no vídeo abaixo:

Acesse o Tik Tok que o Gilberto Gil fez para a campanha e para saber mais sobre o Instituto Terra acesse o site e também acompanhe nas redes sociais.

E corre pra fazer seu vídeo e deixar o link aqui nos comentários para que eu vá lá curtir e comentar. 
Eu já fiz o meu e ainda quero fazer mais, dá uma olhada:
@claroviski

E marque também a TAG: ##reflorestacomgil ( ##goviral ##tiktokbrasil ##fyy ##natureza ##nature ##plantas ##mataatlantica ##viral ##gilbertogil ##fotografia )

♬ Refloresta - Gilberto Gil

You Might Also Like

0 comentários