Não é "Feliz dia do Índio" - Dia Da Resistência Indígena

11:19

 Hoje, dia 19 de Abril, é o intitulado "Dia do Índio", mas não é o dia para falarmos "feliz dia do índio". Esse é o Dia da Resistência Indígena.

Esses povos guardiões das florestas estão aqui desde 1500, a história deles é a nossa história. Eles resistem às degradações de suas terras e a invasão, a violência ao seu povo, a falta de respeito e a falta de conhecimento sobre sua história.

É por isso que aqui não vou fazer um texto discorrendo sobre sua importância (isso, todo mundo deveria saber), vou postar falas feitas pelos próprios para que talvez hoje outras pessoas possam ouvir o que os indígenas vêm falando há tanto tempo.

Foto publicada pelo Twitter da Apib

Nossas lideranças estão em permanente processo de luta em defesa de direitos para a garantia da nossa existência, que são nossos corpos, espíritos e territórios. #DiaDaResistenciaIndigena - Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil @ApibOficial)


NUNCA MAIS UM BRASIL SEM NÓS! Estamos nas redes, aldeias, universidades, cidades, prefeituras, câmaras legislativas federais, estaduais e municipais e seguiremos lutando contra o racismo e a violência que oprime e mata. #diadaresistênciaindígena  - Terra de Direitos (@terradedireitos)

 

Nós, Mulheres Indígenas, estamos em muitas lutas em âmbito nacional e internacional. Nossas vozes já romperam silêncios imputados a nós desde a invasão do nosso território. #DiaDaResistenciaIndigena - Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil @ApibOficial)

 


 

"Nós somos originários dessa terra. Não queremos sua homenagem muito menos o famoso “Feliz dia do índio” . O que queremos é nossas terras Demarcadas , justiça e respeito . Nós somos diversos , somos indígenas e não um elemento químico da tabela periódica . Estamos ocupando os espaços e demarcando as telas e as universidades." - Hamangaí Pataxó (@hamangai.kariri_sapuya)

 

You Might Also Like

0 comentários