Como fazer ativismo online?

12:00

 Com a chegada da pandemia em 2020, tudo se tornou mais virtual ainda e fomos obrigados a nos acostumar a estudar online, trabalhar online e nos "socializar" online. Tudo passou para o mundo online e não foi diferente com o ativismo.

Mas o que é ativismo online?

O ativismo virtual é variado e promove diferentes ações dependendo do campo no qual está classificado. Ele já vinha sendo utilizado para fazer chamadas para a ação ("call to action"), ou seja, convocar pessoas para passeatas, atividades, ações e eventos, no presencial. Mas agora esse ativismo ganha força em outras áreas propriamente virtuais também:

  • Conscientização e prática política;
  • Organização e mobilização;
  • Ação e reação.

Essa classificação advém do livro “Classificações das formas de ativismo online: o caso dos ciberprotestos contra o Banco Mundial” de Sandor Vegh, de 2013. 

Sobre "Conscientização e Prática Política":

Esse grupo visa promover a informação correta, por meio de diferentes ferramentas, como: campanhas; workshops; manifestos; fórum, sites, blogs e ambientes para troca de informações.

Sobre a categoria "Organização e Mobilização":

Grupo voltado para organizar atividades e ações para além do virtual, para "movimentos offline", e utilizam de ferramentas como: redes sociais para compartilhar o evento e/ou ação e chegar em mais pessoas; petições; listas de e-mail; hashtag; e outros.

Sobre a categoria "Ação e Reação":

Grupo voltado para ações totalmente online, desenvolvidas por hackers e programadores, como: invasões de sites para publicações de mensagens de protesto; disponibilização de informações sob algum sigilo; entre outros.

Um exemplo:
O site "Science-Hub" foi criado por uma programadora chamada Alexandra Elbakyan e disponibiliza artigos científicos que são vendidos por grandes editoras de revistas de pesquisa e cerceiam o conhecimento (permitem acesso apenas para quem tem dinheiro para comprar). Atualmente esse site é acessado por milhões de estudantes e pesquisadores universitários de todos os cantos do mundo, que buscam por artigos que possam basear suas teses.

E para nos engajarmos mais no Ativismo Online, estamos com o
Projeto "Colunista no Verdeante"

Um projeto que se enquadra no primeiro grupo de classificações do ativismo online: Conscientização e Prática Política. E tem por objetivo:

  • Permitir que jovens engajados tenham espaço para compartilhar seus conhecimentos; 
  • Compartilhar informações e conscientizar pessoas; 
  • Criar uma rede de educação ambiental que envolva os diversos campos que existem nessa pauta; 
  • Promover cada vez mais o envolvimento das pessoas no ativismo ambiental e climático.

E nossos colunistas já escolheram seus temas, que são diversos, entre eles: Agenda 2030, ativismo criativo, geoconservação, mobilização e captação de recursos, botânica, justiça ambiental, recursos hídricos... e tantos outros!

You Might Also Like

0 comentários