Escreva no Verdeante: Como promover a consciência ambiental na infância

13:31

 Qual a importância das crianças de hoje serem engajadas na consciência ambiental?

Foto retirada do site Pixabay

A educação ambiental para os pequenos deve começar dentro de casa, em família e desde cedo! Os meus pais são exemplos de pessoas preocupadas com o Meio Ambiente e sempre me ensinaram a pensar de forma consciente e a ter atitudes sustentáveis dentro de casa.

Já parou pra pensar que a próxima geração somos nós, crianças/adolescentes? Os jovens de hoje terão que lidar com problemas ambientais muito graves num futuro BEM próximo. E é por isso que é tão importante a educação ambiental. O futuro do planeta está em nossas mãos, nós já estamos enfrentando o Aquecimento Global, o derretimento das geleiras, a poluição dos oceanos....

Desde pequenas as crianças podem aprender a preservar o meio em que vivem e algumas formas de contribuir com soluções ecológicas para transformar o mundo em um lugar melhor, mais verde e com base na sustentabilidade.

Um estudo diz que a educação ambiental, em contato com a natureza, tem diversos efeitos positivos para os jovens. Esse estudo vem da Universidade de Stanford que analisou, em 2017, a forma como essa disciplina pode beneficiar os estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio. Depois de consultar centenas de estudos científicos sobre o assunto, publicados entre 1994 e 2013 por outras instituições, eles concluíram que 83% dos estudantes melhoraram seu comportamento ecológico e 98% ampliaram seu conhecimento em outras matérias como matemática e ciências.

Objetivos da educação ambiental:

Segundo a UNESCO, os 4 objetivos da educação ambiental para crianças são:

  1. Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais da atualidade; 
  2. Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente; 
  3. Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca; 
  4. Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre;

Formas de ensinar a educação ambiental:

Agora, aqui vão algumas dicas de como você pode criar uma relação/conexão entre o seu filho e o Meio Ambiente de maneira prática, lúdica e divertida.

  • Explique ao seu filho, neto ou sobrinho que cada ação tem uma reação e isso não é em relação ao meio ambiente. Cada atitude que nós temos gera um impacto no meio e consequentemente essa mesma ação vai gerar uma reação na natureza que vai impactar diretamente nossas vidas.
  • Realize atividades e brincadeiras divertidas ao ar livre. A vivência faz parte do ensinamento. Enquanto seu pequenino  não tiver uma experiência de inserção na natureza, ele não vai ser capaz de compreender, na totalidade, os conceitos que você ensinar sobre o meio ambiente. É a mesma coisa quando você vai aprender uma nova língua. Convenhamos, é MUITO mais fácil aprender um novo idioma, como inglês, estando em um lugar onde as pessoas falam somente inglês. Concorda? Você pode fazer piqueniques ao livre, passeios em família, ler histórias debaixo de uma árvore… 
  • Desenhos animados! Qual criança que não gosta? Apresente para seu filho desenhos animados que tratem, de uma forma leve, da preservação ambiental. É bem mais fácil a criança absorver o que você deseja de maneira lúdica e divertida, não é? Me diz, na época da escola, sempre tinha/tem aquele professor(a) que fala por horas e no final você não entendeu NADA de tão entediante que foi, certo? Por isso utilize estratégias diferentes com o seu filho. Alguns filmes de desenhos animados super legais com o tema “Preservação Ambiental” são: Wall-e, o Lórax: em busca da trúfula perdidaMeu Amigo TotoroTurma da Mônica: Um plano para salvar o planetaNausicaä do Vale do Vento… 
Lórax: em busca da trúfula perdida

Wall-e

Meu Amigo Totoro
  • Utilize jogos e brincadeiras a seu favor. Promover um aprendizado lúdico e leve traz mais resultados do que simplesmente explicar conceitos para o seu pequeno. Faça brincadeiras, como um quebra-cabeças ecológico, ou algumas charadas que vão tornar os ensinamentos mais divertidos. 
  • Pratique os 5 Rs da sustentabilidade no seu dia a dia: Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Repensar e Recusar. Ensine a importância de consumir com consciência e reutilize materiais que você iria descartar, para fazer jogos. Você pode: Transformar uma garrafa pet no jogo CAI-NÃO-CAI, Transformar caixas de leite um boliche, Rolinhos de papelão em um quadro e pintar com a criança...são inúmeras ideias do que você pode fazer reutilizando esses materiais. E além de ensinar a consciência ambiental a criança, você está ativando o botão da criatividade que ela tem. 
  • Tenha uma planta em casa. Se tiver espaço, cultive uma horta. Parece bobo, mas incentive seu filho a cuidar todos os dias daquela plantinha junto com você. Isso vai criar um vínculo entre vocês e o meio ambiente!

Bom leitores, este foi o tema de hoje. Espero que você tenha pego boas dicas de atividades que você pode fazer aí na sua casa com o seu pequenino. Além disso, procure ficar por dentro de como o colégio do seu filho trabalha questões ambientais. Ah, e não se esqueça de que as crianças aprendem não só com o que você fala, mas também com o que você faz, então, seja exemplo! Até a próxima.

.....................................................................................

Essa postagem foi produzida pela colunista do projeto "Escreva no Verdeante", Layles Pezzini:

You Might Also Like

0 comentários