O ambientalismo no contexto da América Latina e a Greve Global pelo Clima

09:02

    Ontem, da 24 de setembro, foi o dia da Greve Geral pelo Clima, organizado por jovens de todo o mundo que lutam para que o tema "mudanças climáticas" seja levado a sério por tomadores de decisões que afetam todo o mundo.      

Ocorreram manifestações na Venezuela, no Quênia, Coréia do Sul, Itália, Escócia e claro que o Brasil não ficou para trás, logo nós que temos tanto a reclamar, não deixaríamos esse dia passar.






E para falar sobre o que leva os jovens a se envolverem com a pauta ambiental, precisamos falar sobre o Ambientalismo. Só que o movimento ambientalista no Brasil e na América Latina, não é o mesmo que ocorre em países da Europa.

Há alguns meses fui convidada pela organização YCAC Latam de jovens da América Latina, a Youth Climate Action of Caribbean and Latin America, a participar como palestrante de um treinamento de 3 dias, o chamado Swinter Panel que comentei aqui.

O tema da minha apresentação foi sobre como é ser um ambientalista no contexto latino-americano e resolvi trazer um pouco dessa apresentação para o Verdeante aos poucos, mas iniciando com a pergunta:

O que é Ambientalismo?

É uma cadeia de pensamentos e um movimento social e global que defende a proteção do meio ambiente. E um Ambientalista é uma pessoa que se interessa e estuda sobre o meio ambiente, além de tentar achar soluções para protegê-lo das ações humanas.

O Ambientalismo é um movimento histórico e as primeiras ações humanas em prol dele puderam ser vistos há muito tempo atrás. 

Um dos primeiros registros de uma preocupação ecológica da humanidade ocorreu há cerca de 5 mil anos atrás em uma civilização Indu de Mohenjo Darro, uma cidade do Paquistão, quando a população reconheceu o efeito da poluição sobre a saúde humana e instituíram a prática da coleta de lixo e sanitização. 

Há muito tempo comunidades da China, Índia e Peru já lidavam com a erosão do solo, criação de terraços (ou curvas de nível) para impedir isso, rotação de cultura (plantio de diferentes plantas na lavoura) para promover a reciclagem de nutrientes no solo e muitas outras técnicas de manejo da produção agrícola. Ambientalistas são aqueles que insistem na ideia, na tentativas e na luta para implementar soluções para problemas atuais da sociedade/do meio no qual estamos inseridos e o ato de estudar sobre isso e lutar para reduzir nosso impacto sobre o mundo, é fazer parte do movimento.

Na América Latina o ambientalismo cresceu a partir do final do século XIX e já no meio do século XX podemos ver o meio ambiente ser defendido por diversos pesquisadores de diferentes países latinos que serão tema do próximo post.

Mas qual a diferença do ambientalismo feito aqui no Brasil e na América Latina no geral, para aquele feito nos Estados Unidos e Europa?

Bom, o movimento na América Latina tem diversas peculiaridades. Nossos países são majoritariamente baseados na agricultura, temos a cultura indígena intrínseca em nossa história e há tempos (desde o descobrimento de nossos países) lutamos contra os resíduos e problemas que o colonialismo (a exploração contínua de nossos recursos) deixou para trás.

Atualmente, a maior luta do ambientalismo latino-americano, e o pior desafio, é a tentativa de transformar a agricultura atual em algo mais sustentável, preservar o que ainda está de pé de nossas matas, recuperar o que já foi desmatado e conscientizar de que não haverá produção de alimentos sem preservação e sustentabilidade.

You Might Also Like

0 comentários