Como ser um agente de mudanças?

16:32

        Quando você começa a pensar em gerar mudanças, tudo pode parecer muito complexo, principalmente se você pensa no aspecto mundial, como: advogar contra as mudanças climáticas e poluições, reduzir desmatamento, cooperar na preservação da biodiversidade, entre outros meios. Fazer grandes levantes e pedidos públicos à políticos, movimentar a sociedade para ir contra empresas poluidoras, é realmente uma ação que exige muitas mãos e claro, pode ser iniciado por uma única pessoa, mas ninguém começa assim.

Então, como começar?

Você não precisa escalar o Monte Everest para se tornar um agente de mudanças ambientais e/ou sociais, causar um bom impacto ao seu redor já é promover mudanças, e toda pequena mudança, torna-se uma grande em alguma hora. Toda pessoa tem a capacidade de gerar uma mudança positiva no mundo, como acreditava o fotojornalista Dan Eldon. Por esse motivo é tão importante a realização de ações locais, em sua comunidade, bairro, cidade... começando por iniciativa individual e alcançando mais pessoas que também defendem a sua pauta.

A Youth.ify, uma organização feita por jovens para jovens (você pode ler mais sobre ela na entrevista que fizemos aqui pro blog: "Youth.ify: da fundação ao futuro"), promove o apoio a lideranças jovens ao redor do globo e recentemente fez uma publicação com base no "Guia do Ativista Efetivo" que elenca algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para começar a ser um ativista.

  1. Por quem ou pelo o que você está lutando?  
  2. Por que?
  3. Quais ações você já tomou para resolver esses problemas?
  4. Como os outros já estão tratando desses problemas?
  5. Quais obstáculos existem que te impedem te tomar alguma ação?
  6. Se você pudesse acenar uma varinha mágica e consertar tudo, como o seu mundo ideal se pareceria?

Eu aconselharia que você anotasse em um caderno as respostas de todas essas perguntas e a partir de então se guiasse por elas para construir seu projeto ativista.

Seu projeto pode ser uma campanha de conscientização sobre o descarte de plástico e o seu uso, pode ser em defesa ao uso de bicicletas em sua comunidade para reduzir a poluição, pode ser a organização de uma horta comunitária, entre tantos outros. Você pode fazer ações online, como está explicado nessa postagem sobre "Ativismo Virtual", ou então ações presenciais e locais em sua região. 

O segredo é ter a ideia e começar a entrar em contato com pessoas que acreditam no mesmo que você. É muito importante ter apoio em suas ações e assim ela poderá crescer, com as redes sociais isso tem se tornado mais fácil. 

Mas vamos continuar falando sobre isso em outras publicações com apoio da Youth.ify, organização parceira do Verdeante que está trazendo novidades incríveis mais a frente, e estamos fazendo parte de tudo isso, procurando mover o mundo e engajar jovens pela causa ambiental!

You Might Also Like

0 comentários