Por que devemos ter uma Sociedade Sustentável?, por Layles Pezzini

20:57

Uma sociedade sustentável é aquela que cuida, preserva e respeita o meio ambiente. Para alcançarmos uma sociedade mais verde, é preciso mudar a nossa maneira de pensar, agir, produzir e consumir. Nós somos responsáveis por tudo o que acontece no meio ambiente e é através das nossas atitudes que definimos o futuro do planeta.

Fotografia por Clara Barros Bueno

Essas são as principais características de uma sociedade sustentável:

  • Para garantir a nossa sobrevivência, devemos garantir a disponibilidade de recursos naturais.
    Precisamos aprender a utilizar estes, de forma que com o tempo eles possam se renovar. Esgotar os recursos naturais, de uma vez só, significa sobrecarregar o planeta, colocando em risco nós e todos os outros seres vivos.
  • Parar com queimadas e desmatamento desenfreado das florestas.
    Completando o tópico anterior, devemos aprender a usar as nossas florestas de forma consciente. É inegável que o ser humano precisa das árvores para muitas coisas, mas precisamos delas em pé! A derrubada e queima das florestas é uma das alterações mais graves que o ser humano impõe ao meio ambiente. Como algumas causas, temos: agricultura intensiva, agropecuária intensiva, construção de hidrelétricas e exploração predatória de madeira.
  • Diminuir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
    Já ouviu falar sobre o efeito estufa? Esse é um fenômeno natural que deixa o planeta mais quente e agradável para sobrevivermos. O efeito estufa acontece devido a uma concentração de gases emitidos naturalmente. O problema é que, a ação humana está emitindo cada vez mais gases poluentes no planeta. A emissão excessiva desses gases faz com que o planeta aqueça mais do que o necessário, criando assim, o Aquecimento Global. Neste momento, já existem consequências destas mudanças climáticas, tais como: aquecimento dos oceanos, desregulamento no nível do mar, termômetros beirando 50 graus lá no Canadá e etc. Os principais culpados disso são: a agropecuária, queimada das florestas e a queima de combustíveis fósseis. O que nós podemos fazer? Deixar de utilizar o carro tantas vezes, andar mais a pé ou de bicicleta, consumir menos carne, utilizar energia e combustíveis de fontes renováveis - como a energia solar e o etanol...
  • Usar apenas o necessário!
    Essa frase pode ser aplicada em muitos temas dentro do âmbito ambiental, mas nesse tópico vamos falar da indústria da moda. Você sabia que a indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta atualmente? Só pra você ter uma ideia, ela é responsável por 10% das emissões globais anuais de carbono. Eu sempre fui uma pessoa muito prática! Nunca gostei de comprar muitas roupas. Se for muito, neste momento, no meu guarda roupa tem 18 peças. Sapatos? Tenho um tênis e uma sandália. Sinto-me bem e consigo fazer combinações incríveis e criativas com as peças que eu tenho. Claro que, como ainda sou muito nova e estou em fase de crescimento, acabo comprando novas roupas quando as que eu já tenho não cabem mais em mim.
    O foco é: Compre peças chaves para montar os seus looks. Uma blusa branca, um moletom e uma calça jeans combinam com tudo!
    Outra coisa importante a se falar é: Adquira roupas duráveis e de qualidade. Meus pais, por exemplo, usam roupas que adquiriram há quase 10 anos! Uma vez ou outra compram algo novo. Por aqui, em família,  somos estabelecidos na rotina da sustentabilidade, tudo é bem simples e não falta nada.
    Outra dica top é: Compre em brechós. Dê uma passada e veja se tem algo do seu estilo.
  • Cuidar e preservar o meio ambiente das nossas cidades.
    Estudos apontam que ampliar áreas verdes em uma cidade traz muitos benefícios para a saúde humana. Parques e ruas bem conservadas e com bastante natureza ao redor, proporcionam um ar mais limpo e lugares mais frescos para os cidadãos.
  • Desenvolvimento de sistema de reciclagem de resíduos.
    Muitos países lá fora já fazem a coleta seletiva de forma excelente. Um exemplo, é a Alemanha. Lá, os cidadãos já adotaram a prática de separar os resíduos em casa, como uma obrigação nas suas rotinas. Na Itália, se você colocar o lixo para fora no dia errado (cada dia da semana é destinado a um tipo de resíduo), você paga uma multa de mais ou menos 70 euros, equivalente a 450 reais.
    Em alguns lugares do Brasil, a coleta seletiva já é obrigatória. A separação dos resíduos é feita para que a reciclagem dos mesmos, ocorra de forma mais simples e sustentável. Quando não fazemos a separação correta do nosso lixo e não somos amparados por um bom sistema de coleta seletiva, estamos poluindo o meio ambiente, considerando que os resíduos podem acabar nas ruas, podem ser arrastados pelo vento e podem acabar nos oceanos, prejudicando a vida marinha. Por essa razão, faça a sua parte! Caso não passe o caminhão de coleta na frente de sua casa, você pode levar os seus resíduos para um ECOponto. O planeta agradece!
    • Eles entendem de forma mais simples, em companhia dos colegas, o porquê devemos amar e cuidar do meio ambiente, além de compreenderem o impacto que as nossas atitudes têm sobre ele;
    • Eles assimilam e ficam por dentro do que está acontecendo com o planeta; 
    • Eles se engajam cada vez mais com a temática e procuram soluções criativas para ajudar o meio ambiente;
    • Eles crescem engajados na Consciência Ambiental, respeitando, cuidando, protegendo, cultivando e sabendo o seu papel na preservação do meio ambiente;

Procure saber se a escola que o seu pequeno estuda, apoia as temáticas ambientais e faz atividades sobre o meio ambiente valorizando a importância de preservá-lo. Além disso, é importante que na infância a criança faça aulas lúdicas, estando em contato direto com a Mãe Terra.

Quais as principais dificuldades para implantação e desenvolvimento de sociedades sustentáveis?

Infelizmente é comum ver que por dinheiro as pessoas fazem o possível e o impossível. O maior problema/dificuldade para a implantação sustentável é o fator econômico. Muitas marcas e empresas buscam baratear os custos de produção dos seus produtos e por isso optam por processos produtivos poluentes e extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Outra dificuldade comum é a falta de incentivo do governo tanto em relação a criação e implementação de políticas públicas em prol do meio ambiente, quanto à conscientização da sociedade.

Embora alguns países mais desenvolvidos já tenham algumas características relacionadas à sustentabilidade, não existem sociedades 100% estabelecidas, de fato, na sustentabilidade. 

Resumo do post: 

Os recursos naturais são a fonte de vida de todos os seres vivos do planeta Terra. Esses recursos esgotam, então vem a necessidade de ter um estilo de vida mais verde, sustentável e amigo do meio ambiente, para utilizá-los de forma que possam se renovar, sem poluir, agredir ou destruir a Mãe Terra. 

É isso leitores! Gostaram do tema de hoje? Sozinhos somos uma gota, juntos somos um oceano. Vamos juntos, viver bem, cuidar e preservar o mundo! Até a próxima!

....................................................................................................................................................................................................................

Essa postagem foi produzida pela colunista do projeto "Escreva no Verdeante", Layles Pezzini:

You Might Also Like

0 comentários