Do Acordar ao Ativismo: uma juventude em liderança

15:18

        Você sabe o que é o ativismo ambiental?

O ativismo ambiental se refere a diversos grupos e indivíduos que atuam em prol de um mesmo propósito, que é a promoção da consciência ambiental, levar o tema meio ambiente a um maior público. O ativismo ambiental pode atuar em diferentes frentes, como: social, científica, política, questões de conservação, entre outras, sempre visando a mesma causa, a proteção do meio ambiente.

E esse post seria sobre isso. Porém, antes de entender o ativismo ambiental, precisamos entender o ativismo e como nos vemos envolvidos nisso. 

E por isso a série "como ser um agente de mudanças" foi iniciado em maio aqui no Verdeante, em parceria com a organização jovem Youth.ify, visando trazer dicas sobre como você pode atuar em sua comunidade e região, seja por meio de projetos sociais, educacionais e outros tipos de atividades.

Algumas perguntas iniciais que trouxemos no primeiro post, inspirado no Guia do Ativista Efetivo, são: 

  1. Por quem ou pelo o que você está lutando?  
  2. Por que?
  3. Quais ações você já tomou para resolver esses problemas?
  4. Como os outros já estão tratando desses problemas?
  5. Quais obstáculos existem que te impedem te tomar alguma ação?
  6. Se você pudesse acenar uma varinha mágica e consertar tudo, como o seu mundo ideal se pareceria?

E se após responder essas perguntas você ainda está na dúvida sobre como começar, a organização brasileira para jovens, EngajaMundo,  traz uma nova dica para te ajudar a descobrir sua causa e como usar sua voz.

Isso por meio de uma incrível Roda de Conversa organizada pela fundadora do Verdeante, Clara (eu quem vos fala) e a Laryssa Lopes. Nós somos Pontos-Focais do Grupo de Estudos dentro do GT que discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para a Agenda 2030, e estamos iniciando uma nova fase do grupo que busca democratizar tantos conhecimentos que os jovens da própria rede já possuem. Por isso, convidamos a Hamangaí Pataxó Hã-Hã-Hãe (que já deu uma entrevista aqui pro Verdeante e você pode conferir no post "Sobre a voz do jovem na luta ambiental") e também Giulia Scortegagna, internacionalista e voluntária da Cruz Vermelha Brasileira. (Mais informações sobre as meninas no final desse post).

O evento é totalmente gratuito e vai acontecer no dia 20 de Julho, às 19h. Será um espaço de conversa, onde as meninas apresentarão suas experiências que são ao mesmo tempo originárias de lugares diferentes, mas com propósitos tão similares.

Para se inscrever é só completar o formulário clicando aqui.

Um pouco mais sobre as convidadas:

  • Giulia Scortegagna
    Internacionalista pelo Centro Universitário IBMR, Mestranda pela PUC-Rio em Análise e Gestão de Políticas Internacionais e do Institut de Hautes Études Internationales et du Développement (IHEID/Genebra) em International Affairs. É pesquisadora associada do NUPREM desde 2019 e atualmente também coordena as linhas de pesquisa de Blocos Mundiais e Integração regional e Governança Global, Regimes e Organizações Internacionais. É voluntária da Cruz Vermelha Brasileira e Volunteer Leader do programa TMJUNICEF do Unicef Brasil. Além disso, também é pesquisadora da Escola de Guerra Naval em Benchmarking, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e Articulista do CEIRI NEWS. 
  • Hamangaí Pataxó Hã-Hã-Hã
    Hamangaí, indígena do povo pataxó Hã-Hã-Hãe, da aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu. É Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É Conselheira na Humana, Organização Não-Governamental que atua pelos direitos humanos de meninas e mulheres brasileiras e voluntária no Engajamundo há 4 anos, membro do GT de Gênero, de Biodiversidade e de Cidades e Comunidades Sustentáveis. Além disso, faz parte da Rede Pelas Mulheres Indígenas.

You Might Also Like

0 comentários